Desses
grandes nomes dentre os cineastas que ainda estão atuantes no ofício
de realizar cinema relevante e influente, um dos caras que não falta
em lista nenhuma que se preze é o Takeshi
Kitano.
O
diretor japonês possui vários importantes filmes na carreira que
transcendem o que se espera de um filme de ação.
Dentre
esses trabalhos ficou clara a predileção dele por trabalhar com
histórias a respeito da máfia japonesa, tema também deste "Outrage
Beyond",
lançamento de 2012 que marca inclusive a primeira sequência de
um trabalho seu.
Trazendo
o prosseguimento dos acontecimentos vistos em "Outrage"
(2010), "Beyond"
abraça características de seu predecessor incluindo um tom mais
sóbrio mas sem abrir mão do humor negro.
A
diferença é que, se no primeiro "Outrage"
o humor negro em grande parte marcava a atmosfera da trama, dessa vez
o clima de sátira crua da ligação entre máfia/polícia/politicagem
cede muito espaço pra um jogo de xadrez envolvendo os diversos
níveis hierárquicos da yakuza.
É
assim que Takeshi
Kitano
(outra vez diretor, roteirista, editor e ator) posiciona seus
personagens tentando puxar o tapete uns dos outros pra acender na
profissão.
Agora lideram a família Sanno
os rostos familiares do primeiro filme Kato (interpretado pelo Tomokazu Miura) e Ishihara
(Ryô Kaze), trazendo mudanças significativas ao status
quo, e despertando nos demais uma sensação de instabilidade que vai
implicar invariavelmente em reuniões entre opositores planejando uma
troca de liderança, e consequente matança.
Neste
cenário, desempenham grande importância o detetive Kataoka (Fumiyo Kohinata) e o clã Hanabishi, que possuem
também seus interesses e percebem a oportunidade pra sair ganhando
sem precisar se incomodar muito.
Tudo
ocorre muito mais na base da influência, intimidando as pessoas
certas, cobrando o preço de quem se aliar às pessoas erradas, e em reuniões nas quais às vezes na base da sutileza, e em outras na base do grito chegando à beira do enfrentamento físico.
Nesse
ínterim, volta a cena o implacável e carismático gangster Otomo,
personagem do próprio Takeshi
Kitano que se torna peça fundamental na briga por poder da qual ele mesmo
não quer tomar parte, mas...
Isso
não impede ele de ser agente catalisador de um levante de violência
que inclui tortura com furadeira na cara, bolas de beisebol servindo
a fraturas múltiplas, mão auto-mutilada na base da dentada, e muito tiroteio à moda
samurai (não espere coreografias ultra-dinâmicas, ou câmeras lentas pra fazer um gangster parecer mais que um cara apertando o gatilho na frieza do desempenho do serviço).
Mais
coeso que o filme anterior, ainda que menos divertido, "Beyond"
investe forte na criação de tensão por meio de diálogos e
incertezas a respeito de em quem confiar quando a tradição e
lealdade estão mais presentes nos discursos do que nas atitudes de
todos os envolvidos.
Isso,
aliás, rende um contraste muito divertido entre a forma quase
burocrática empregada pela maioria dos mafiosos do filme, com suas
reverências e respeito à hierarquia, e a chegada de Otomo,
essencialmente desbocado e cagando pra quem é o figurão mais
graduado na vida criminal presente na conversa.
Até
por não adotar uma estrutura de elementos e funções tão
identificáveis quanto no primeiro "Outrage",
o filme de 2012 parece muito menos palatável a um público amplo.
Enquanto
ambos os filmes compartilham um apreço pelo humor negro, "Outrage
Beyond"
direciona pros acertos de bastidores sua maior atenção, sem
importar muito a forma de a máfia conseguir dinheiro, ou de
manipular a polícia.
É
uma história que mais do que ser um "filme de vingança"
joga seus personagens e suas ambições uns contra os outros pra ver
quem aproveita melhor a chance de manipular adversários e
recolher o que houver de valor nos cacos que sobrarem do conflito.
Aquele
tipo de filme policial com estilo que Takeshi
Kitano
faz bem.
Quanto
vale:
Outrage
Beyond. Recomendado
para: ter uma dose de filme de ação em que CG tresloucado,
interesses românticos, e finais felizes não têm vez.
Outrage
Beyond
(Autoreiji
Byiondo)
Direção:
Takeshi Kitano
Duração:
112
minutos
Ano
de produção: 2012
Gênero:
Ação/Policial
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