Calígula (1979)


Tinto Brass é um cineasta italiano famoso por possuir em seu currículo várias produções de cunho erótico. Ele esteve no comando de Calígula, lançado em 1979 e protagonizado por Malcolm McDowell, que anos antes participou do Laranja Mecânica, clássico do Stanley Kubrick.

Calígula foi um filme problemático. O diretor Tinto Brass inclusive chegou a abandonar as filmagens e deu lugar para Gincarlo Lui. O fato é que após ainda vários desentendimentos, Calígula acabou sendo dirigido mesmo pelo próprio produtor do filme, Bob Guccione.

Na época Calígula dividiu opiniões tal qual as atuais produções do cineasta Lars Von Trier. Se alguns o amaram com um fervor quase religioso, outros odiaram e o consideraram apenas uma ode a depravação que ignorou fatos históricos a favor da pura e simples putaria. 



Olhando hoje, Calígula tem sim a sua cota de cenas impactantes, embora eu já vi filmes mais perturbadores. Mas para mim, a força do longa-metragem é o ator Malcolm McDowell, o cara já apareceu em tudo quanto é filme, mas a atuação de luxo dele é em Calígula.

Além disso, tem também a atriz Helen Mirren, em tenra idade interpretando Milônia Cisônia (esposa do imperador destrambelhado).


Previous
Next Post »