Decidi
realizar uma espécie de “Especial Johnnie To”.
O que
pode se desvirtuar porque à medida em que busco filmes do cara,
acabo esbarrando em outros exemplares de tiroteio fílmico oriental,
de outros cineastas também prováveis pra passar na frente da lista. Então pode demorar entre um filme e outro.
A
única certeza é que pode ser bem longo esse Especial, porque de
acordo com o IMDB, o Johnnie To já dirigiu uns 50 filmes (e digo 50 filmes literalmente).
Esse
Drug War é bem menos direcionado pra um exercício de estilo do que
foi no “Exilados”, que fez bom uso dos elementos western pra ser
marcante.
Drug
War é um filme policial e o que vem à mente nesse caso são outros
filmes policiais. Não pela comparação em si, mas pela estética e
estilo narrativo que são característicos do gênero.
A
história acompanha dois personagens principais: um traficante de
drogas, e um capitão de polícia, que pra esculhambar com o esquema
de tráfico de um grande chefão do crime organizado tornam-se
“aliados”. E eu digo aliados com aspas por um motivo bem
importante pra trama.
Jamais
fica bem claro durante o andamento da investigação, e das
dramatizações realizadas pela polícia pra se infiltrar e tentar
aproximação com o tal chefão, se o personagem Timmy Choi (o tal
traficante interpretado pelo Louis Koo) é realmente alguém em
quem o capitão Zhang (Honglei Sun) pode confiar.
Em
cada cena a possibilidade de Timmy tentar fugir e comprometer
toda operação é uma constante ameaçadora.
O que
não impede os policiais de prosseguirem com a missão, que envolve
contatar fornecedores de drogas e distribuidores que não se
conhecem, e manipular a situação pra que ambos terminem na cadeia,
ou fulminados no embate em que a groselha não é economizada (a
alternativa mais provável, sempre).
Empregando
isso, Johnnie To ainda arranca do elenco atuações que carregam o
filme de um nervosismo desde a sequência inicial com a direção
perigosa do Timmy Choi e passa por algumas situações que nem a
negociação no hotel de luxo com o HaHa (Hao Ping).
Com
uma narrativa sólida e dinâmica, o cineasta joga com a
imprevisibilidade de uma aliança que tem por certo em um momento
terminar, mas deixa na incerteza a forma como pode acontecer.
Esse
cinema de entretenimento que não opta pelo romance ou pelo humor
típico faz com que Drug War seja uma sessão ideal pros apreciadores
do gênero de cinema policial, ainda que possa ser bem menos
apreciado pra quem procura algo mais voltado a um público fora desse
nicho.
O
roteiro de Drug War tem por preocupação apenas levar seus
personagens até uma resolução em que os planos saem errado, e
muita gente troque disparos de suas pistolas, e se isso não parece
produção pro público-médio é somente porque ninguém quis que
fosse ao produzi-lo.
Não é
por isso que eu vou falar que é um trabalho genial, ou um marco do
cinema de ação.
O que
eu mencionei é algo que considero louvável, mas o longa-metragem
tem seus problemas, sendo o maior deles a etapa em que surgem 7
personagens que eu vou me limitar a não detalhar mas que se mostram em
desacerto com um enredo intrincado que vinha sendo desenvolvido, e que levam a
história pra outros lados que se ainda divertidos, não são ainda
assim a escolha mais acertada pra tirar proveito do argumento do
filme.
A
transição que o roteiro faz de um trabalho consistente e forrado
com suspense, pra algo mais visual e acelerado mantém Drug War um
filme policial muito bem realizado e que tem grande valor pra evitar
a mesmice hollywoodiana.
Só
não é muito mais elogiável quando a comparação é com os
próprios exemplares do cinema de ação visto em outros filmes do
Johnnie To, ou do cinema sul-coreano, diante dos quais o
meio-pro-final do Drug War fica devendo um tanto.
Nada
que chegue a constranger, o que no cinema policial nos últimos
tempos já é algo bem valioso.
Quanto
vale:
Drug
War. Recomendado para: conhecer mais um filme de um diretor que
entende das coisas, quando o assunto é filme de tiroteio.
Drug
War
(Du Zhan)
Direção:
Johnnie To
Duração: 107 minutos
Ano
de produção: 2012
Gênero:
Ação/PolicialSign up here with your email
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