Os vários universos da literatura



Não importa se é em uma galáxia muito distante ou em um mundo repleto de elfos e dragões, a literatura fantástica pode levar o leitor para lugares além da imaginação. No dia 25 de maio, o destino de vários fãs desse gênero literário foi prestigiar o sarau literário A Fantasia Contemporânea: De Tolkien a Rowling, na Athena Livraria, em Santa Maria.


A atividade cultural foi ministrada pelo escritor santa-mariense André Cordenonsi, que por meio de um bate-papo descontraído com o público, falou sobre as principais características da literatura fantástica, desde a obra do autor J.R.R. Tolkien, que apontou os caminhos para o gênero na modernidade, aos fenômenos mais recentes, como Harry Potter e Guerra dos Tronos. Sobre a série Discworld, ele falou o seguinte:


Entre os inúmeros tópicos abordados, também estiveram presentes autores como Neil Gaiman e as semelhanças entre o fenômeno Guerra dos Tronos e as ideias de Tolkien. Confira nos vídeos:






O escritor também aproveitou para falar do seu primeiro romance lançado em 2012. O livro, intitulado Duncan Garibaildi e a Ordem dos Bandeirantes, conta uma história fantástica que é situada na vila Belga, em Santa Maria.



Quem também esteve presente no sarau foi a historiadora santa-mariense Nikellen Witter, que é autora do romance Territórios Invisíveis. O livro narra uma trama que envolve mistérios e mitologia. Ao ser questionada em relação ao espaço da fantasia no atual cenário literário, Nikellen declarou: “A fantasia sempre terá espaço, pois ela é um tema que envolve os leitores de qualquer idade, não apenas crianças”.

Momentos:

Tolkien - O senhor da Terra Média
“Tolkien quando criou um mundo com povos de raças distintas envolvidos em batalhas épicas, estabeleceu uma espécie de padrão seguido por vários autores do mundo inteiro”.
Um estilo, muitos mundos
“No gênero da literatura fantástica há várias possibilidade. Por exemplo, os escritores C.S. Lewis em As Crônicas de Nárnia, e Philip. Pulmann em Fronteiras do Universo, criaram histórias onde mais de um mundo pode coexistir”.
Literatura fantástica e brasileira
“O gênero fantástico no Brasil se revitalizou com as publicações de André Vianco e, posteriormente, com autores como Eduardo Spohr, Raphael Draccon, entre outros.”
 A identificação com os leitores
“A história pode ocorrer em qualquer mundo, mas para haver envolvimento o leitor deve se identificar com os personagens”.

Créditos:
Texto: Fernando Rodrigues (colaboração de Gustavo Pedroso)
Multimídia: Gustavo Pedroso

Previous
Next Post »