The Truth Beneath (2016)


Que massa ser enganado dessa forma ao assistir um filme.

Claro que se for aquele tipo de enganação ao estilo "Que trailer legal. O filme deve ser bom", mas não era, obviamente que nem consideramos nessa categoria e nesse assunto.

Aqui me refiro a quando a produção tem o mérito suficiente e devido trabalho de escrita e atuações de dispor peças no tabuleiro e jogar com elas simulando um tipo de história pra no final apresentar cartas que estavam ali o tempo todo, mas o roteiro não nos dava motivo pra olhar pra elas com o devido interesse, assim desvelando um tipo de filme que parecia não nos estar reservado ao longo do segundo ato.

É do diretor Kyoung-mi Lee esse bem realizado thriller de suspense investigativo The Truth Beneath, filme sul-coreano que narra o drama do casal interpretado pela atriz Son Ye-Jin e pelo falecido ator Ju-hyuk Kim, que às vésperas de uma eleição que definirá os rumos da família precisa tomar decisões quanto ao modo de proceder referente ao que não se sabe a respeito da filha (Ji-Hoon shin), além de outros pormenores que me abstenho de comentar.

Não que o filme seja um suspense daqueles de trincar os molares ou que usa de recursos geniais pra manter seus segredos ocultos.
O que ele faz é tornar boa parte do filme em uma jornada de descoberta, de uma mãe a respeito da própria filha adolescente, e isso complementa a trama invés de ser uma enrolação insuportável. Óbvio que isso pede ao espectador que embarque no ritmo da narrativa, que possui um caminhar próprio em que revelações surgem de tempo em tempo, sem com isso sugerir alguma reviravolta iminente. Mas ela vem.

E quando acontece o filme apresenta o plot twist com a crueza que o cinema sul-coreano realiza tão bem e que eu conheço desde a Trilogia da Vingança do Chan-Wook Park.

Com suas camadas bem dispostas no enredo, as atuações garantem a profundidade necessária e falam sobre consequências sem cair no excesso. 
Um pequeno conto preparado em banho maria sobre atos escondidos na frieza e na sordidez da calada da noite.

The Truth Beneath
(Bi-mil-eun eobs-da)
Direção: Kyoung-mi Lee
Ano: 2016








Latest
Previous
Next Post »