Exposição virtual "Charge, Caricatura e Política - 1930 a 1937"


No meu tempo nas décadas que se foram, um costume primaz na ocasião da chegada da edição do jornal em casa era folhear direto pra onde quer que houvessem quadrinhos.
Muita gente colecionava as tiras e charges, que só poderiam ser encontradas ali, afinal, a internet ainda era palavra de baixo calão.
Naquela época eu nem fazia ideia do valor histórico daquele material, ou sobre o potencial crítico existente no que eu lia habitualmente.
Ainda hoje, lá no Quadrinhos S.A. tem uns punhados de tiras de jornal recortadas com minúcia por um desses doidos colecionadores, impressas no papel que moribundeia a cada dia nas mãos do tempo.
Até por isso a iniciativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo é tão legal.


Pois eis que está disponível através do site do Arquivo a exposição virtual permanente "Charge, Caricatura e Política - 1930 a 1937", que disponibiliza arte gráfica de artistas renomados, publicados nos jornais "A Platéa" e "Folha da Noite" no período acima mencionado, acompanhados de breves textos contextualizando as obras para o visitante virtual do acervo.
Então, charges, tiras e caricaturas vão mostrar que o tal valor histórico e capacidade de captar o momento que o mundo vivia não é só conversa pra super-valorizar a arte quadrinhística.
Entoncés, convidados estão a conhecer o que o quadrinhismo de eras longínquas tinha a falar sobre política, sociedade, e eteceteras.

ACESSE a Exposição virtual "Charge, Caricatura e Política - 1930 a 1937"



Previous
Next Post »