Jaco: O Patrulheiro Galático


 
No pretérito mais-que-perfeito em que a TV aberta reservava algo de valor pra quem se arriscava a zapear pelas suas profundezas, rememoro um período em que os desenhos animados proliferavam em horários não sonhados por um pré-adolescente da atualidade que aguarda o desfecho do download em torrent do seriado teen da ocasião, enquanto ouve a partir da aba ao lado algum novo hit do Psy.

Eram tempos mais simples, em que o senso crítico não norteava as escolhas do que assistir, e parecia haver mais sinceridade nas histórias, que não soavam repetição do que passa no outro canal.
 
Nesses tempos, uma geração inteira viu com ares obsessivos a obra de um japonês que inventou a trama de um guri com cauda de macaco enfrentando alienígenas e deuses ancestrais.
Não preciso nem mencionar que, independente de quem aprecia ou não Dragon Ball, sua saga tornou-se uma das mais importantes obras da nona arte de todos os tempos, influenciando incontáveis artistas e somando grana ad infinitum.
Pois bem, e agora, quase duas décadas após o término da publicação da HQ Dragon Ball, o autor da série, Akira Toriyama regressa ao seu ambiente natural, e publica uma nova obra em quadrinhos.
Como parte da comemoração pelos 45 anos da lendária revista Shonen Jump, na qual Dragon Ball foi publicada, Toriyama lança “Jaco: O Patrulheiro Galático”.


Pra quem conhece Dragon Ball, a atmosfera, a ambientação, os personagens, a simplicidade do humor e da trama despertam saudosismo, ainda que no único capítulo lançado até o momento, obviamente muito pouco fique claro a respeito do que há de vir, mas parece ser a mesma fórmula, com semelhanças até demais.
Claro que, se analisado separadamente, e sem ter em conta o nome do autor e a facilidade dele em criar material com criatividade ímpar e identidade próprias, essa nova série começa apenas mediana.
Ainda assim, é despretensiosamente divertido e dono de potencial.

Isso especialmente pois, além das inúmeras pontas soltas que o roteiro pode explorar, o que se diz nas internets pelo globo em ideogramas digitados é que Jaco: O Patrulheiro Galático é sim uma obra vinculada ao universo de Dragon Ball.
Não que eu acredite que Toriyama precisasse de uma nova série pra pagar as contas, então prefiro pensar que ele tem sim novas boas histórias pra serem narradas nesse vasto universo que idealizou.

Se eu por acaso estou certo, ou se é a minha nostalgia digitando, isso só o tempo há de dizer.
Portanto, aguardemos.


Jaco: O Patrulheiro Galático”. Recomendado para: é cedo pra dizer, mas de momento, pra todo fã de Dragon Ball, ou que sabe que de repente essa é a oportunidade de começar a acompanhar o surgimento de um novo clássico da cultura pop. Ao menos eu espero.
Previous
Next Post »