João e Maria no país de Tim Burton


Nos idos de 1983 um até então jovem Tim Burton atuava na área de animação dos estúdios Disney. Nesse período, Burton teve permissão dos maiorais do estúdio para filmar a sua versão do famoso conto João e Maria. A ideia era exibir o curta-metragem na noite de halloween no Disney Channel. Até aí tudo bem, o problema foi que o resultado da tal visão burtoniana foi um João e Maria tão obscuro e fora dos “padrões Disney” que o mais incauto observador poderia acreditar que aquilo se tratava de algum episódio dos Contos da Cripta ou qualquer outra coisa do gênero.

O estúdio do Mickey não apreciou o resultado e João e Maria foi tratado como um filho rebelde da empresa. Por causa disso, o conto foi exibido apenas uma vez e assim posteriormente foi alçado para o limbo do ostracismo.

Porém, João e Maria foi recuperado para uma exposição em homenagem ao Tim Burton, que ocorreu em Nova York, no ano de 2009. Atualmente, esse trabalho, que por muito tempo ficou de castigo por ter sido hã… “mal-criado”, já pode ser apreciado. Confira então um João e Maria diferente, oriundo da mente fértil de Burton e repleto de referências a cultura oriental.


Previous
Next Post »