Caminhos da Floresta (2014)



Um filme que nem esse do Rob Marshall me complica.
É comum ter uma expectativa antes de assistir um filme, ainda mais sabendo o elenco envolvido, e tendo assistido algum trailer (esse não foi o meu caso), e por isso é algo que requer um tanto de reflexão quando um longa-metragem quebra por completo qualquer expectativa prévia, o que é o exemplo desse "Caminhos da Floresta".



O diretor Rob Marshall já se aventurou no mundo dos musicais cinematográficos em "Chicago" (2002), e "Nine" (2009), e por isso não foi surpresa essa escolha do nome dele pra capitanear a adaptação da peça da Broadway que resultou nesse filme.
Além disso, estampar nos cartazes os nomes de Meryl Streep, Johnny Depp, e Chris Pine é só mais uma parte de um óbvio hype de blockbuster feito pra agradar multidões e também os cofres dos estúdios Disney.
O que se viu no entanto, acabou bem menos similar ao que o estúdio casa do Mickey e do Hulk tem por padrão em suas produções.
Pra começar, a atmosfera do filme é um tanto mais sombria, ainda que contenha números musicais a rodo, obviamente, e eles amenizam bastante a atmosfera.
Apesar de eu ter mencionado ali acima Johnny Depp, e Meryl Streep, eles são personagens acessórios, voltados a tentar roubar a cena em seus minutos de filme, e talvez jogar pro escanteio da memória os outros nomes do elenco.
Isso porque, por via de regra, os personagens são todos horríveis, e com exceção da Meryl Streep, todos são atuados da forma mais canastrona, o que corrobora uma característica involuntária do filme: ele é uma paródia nos moldes de "Todo Mundo em Pânico".
Involuntário é também o humor, que nem sendo involuntário consegue ser um pouco de nada eficaz.
Fuleiro, o enredo joga os personagens todos de tantos contos de fadas, no que poderia ser interessante (a HQ "Fábulas" manda um abraço) mas é só um musical hollywoodiano de péssima qualidade, sem nenhum personagem que justifique acompanhar ou torcer por ninguém.
A torcida é pelo fim do filme, algo que infelizmente se arrasta em infinitas incursões nas florestas do reino que abriga Cinderella (Anna Kendrick), a bruxa (Meryl Streep), Rapunzel (Mackenzie Mauzy), o padeiro e sua esposa (James Corden e Emily Blunt), e que, no momento em que sugere o fim do suplício, e a resolução da missão ridícula imposta pela vilã, é apenas pra trollar a cara de quem assiste criando um novo "desafio" pra trupe desencontrada em cena.



E quando nem os méritos habituais de produção chamam a atenção, e as músicas são repetitivas, e os diálogos existem pra preencher cena, é forte indício de que essas 2 horas e 5 minutos da sua vida vão passar sem deixar nada que se aproveite em troca.
Rob Marshall não acertou dessa vez, e esse é um risco ao qual a Disney estava se sujeitando.
Mas não precisava errar tão longe.


Quanto vale:


Caminhos da Floresta. Recomendado para: ficar nos relacionados dos sites de torrent junto com "Todo Mundo em Pânico" e seus similares.

Caminhos da Floresta
(Into the Woods)
Direção: Rob Marshall
Duração: 125 minutos
Ano de produção: 2014
Gênero: Fantasia/Aventura/Comédia/Musical

Outras críticas de indicados ao Oscar 2015 você encontra NESSE LINK.

Previous
Next Post »