Carvão Negro, Gelo Fino (2014)

 



Totalmente sem querer esbarrei nesse filme, que foi vencedor do Urso de Ouro em Berlim, no ano de 2014.

Tem algo de muito sufocante na atmosfera de Carvão Negro, Gelo Fino, essa obra do diretor Yi'Nan Diao, e que é óbvio, evoca um clima noir que torna muito mais charmosa qualquer narrativa. Saber utilizar isso a seu favor é que diferencia as coisas, entre a pretensão e o objetivo alcançado.

Com relação ao rumo da investigação que movimenta os personagens uns em direção aos outros, o cineasta deixa tudo um tanto nebuloso, evidente inclusive no roteiro repleto de várias elipses que pulam justamente a explicação: e agora? O que o protagonista busca com a próxima ação?

Sinceramente? Isso não me incomoda nem um pouco. Muito pelo contrário. É uma camada de pequenos ganchos na história que vão estabelecendo um todo que se sustenta em conjunto com o que o espectador vai co-elaborando à medida que liga os pontos.
Na trama do ex-policial (Fan Liao), agora um alcoólatra aposentado que retorna a um caso de homicídios em série após 5 anos e acaba indo ao encontro da soturna atendente de lavanderia (Gwei Lun-Mei), as poucas palavras trocadas entre eles e todo mundo acabam por deixar inúmeras lacunas que o invernal contexto nos leva a preencher.

Personagens quebrados, solitários e tão frios quanto à neve que insistentemente emoldura tudo, e a trama de serial killer se mostra secundária frente às tantas sutilezas às quais é necessário ficar muito atento.
A paisagem gelada parece falar alto nas truncadas relações entre personagens, sendo ela um personagem a mais no engodo que faz inicialmente parecer que o filme é mesmo a respeito de uma eletrizante investigação.

Lento propositalmente, o filme caminha em um contraste claustrofóbico em relação ao início de aparente estilo policial mais convencional, e se torna assim um trabalho bem mais interessante de assistir.
Aquém do genial (e tudo bem quanto a isso), porém ostentando uma bela direção de fotografia, personagens intrigantes e grande dose de personalidade própria.


Carvão Negro, Gelo Fino
(Bai ri yan huo)
Diretor: Yi'Nan Diao
Ano: 2014





Previous
Next Post »