Peter "gore" Jackson

Agora que o planeta Terra (e também a Terra Média) voltam os olhos para O Hobbit, mais recente trabalho do diretor neozelandês Peter Jackson, é válido destacar que o caminho que esse cineasta percorreu até chegar ao topo da cadeia alimentar hollywoodiana foi tão árduo quanto a trajetória de Frodo até Mordor.

Antes de ter se tornar essa referência em belos efeitos especiais, Peter Jackson cometeu filmes fuleiros, porém extremamente divertidos. Um deles é o famigerado Náusea Total, também conhecido por Bad Taste.


Náusea total teve as suas filmagens iniciadas em 1983, mas foi lançado em 1987. O roteiro desse filme, tão ácido e corrosivo quanto a saliva de um alien, narra a história de seres de outro planeta que aterrisam em uma pacata cidade chamada Kaihoro. O objetivo dos indesejáveis visitantes é sequestrar os habitantes com o nefasto propósito de abastecer, com carne humana, uma rede galática de fast-food (nem me pergunte sobre os valores nutritivos dessa iguaria).

O filme, que em nenhum momento nega o fator trash, foi dirigido e roteirizado por Peter Jackson, que também participou como ator.

 
Já o outro petardo trash cometido pelo diretor do Senhor dos Anéis e O Hobbit é o longa-metragem Fome Animal, também conhecido como Braindead e até Dead Alive.

Lançado em 1992, Fome Animal foi roteirizado por Stephen Sinclair, mas teve a direção de Peter Jackson (isso mesmo, Jackson também é um dos culpados).


Nessa produção, que foram utilizados mil litros de sangue de porco (metade dessa quantidade foi aproveitada na carnificina da cena final), três milhões de dólares foram investidos.

A história dessa divertida e desgracenta narrativa gira em torno da relação quase edipiana entre Lionel e a sua mãe, que vigia a vida do filho constantemente. Um dia o infeliz marca um encontro com uma moça em um zoológico. A mãe, que não aceita o relacionamento decide seguir o seu rebento. Mas, quando chega ao zoológico, a mulher é mordida pelo Macaco Rato da Sumatra (o quê?), que possui uma mordida fatal chamada de "Sengaya" (aham!). Depois disso, a mãe de Lionel fica doente e morre, porém acaba voltando como um zumbi faminto por seres humanos. Lionel tenta esconder sua mãe-zumbi da mulher amada, fato esse que desencadeia inúmeras situações nada agradáveis.


Peter Jackson faz uma ponta nesse filme, como o caçador do Macaco-Rato da Sumatra.
Bad Taste e Braindead obviamente não são sagas grandiosas como Senhor dos Anéis, mas são divertidos, descompromissados e, para o bem e para o mal, estão no currículo do senhor Jackson.

Previous
Next Post »