TOP 5+5: Os Aliens mais casca-grossa do cinema (Parte 2)


Com desagrado, atraso a segunda parte dessa lista.
De todo modo, tentando escolher filmes à altura do que foi preparado pelo Fernando, no seleto grupo de aliens com motivos pra serem mal-recebidos no planeta alheio.
Assim sendo, confiram abaixo:

Criaturas (1986)


A comparação sempre vem à mente.
É meio inevitável, mas de qualquer modo, o que se pode dizer é que, das franquias de seres aparentemente inofensivos e que se mostram vorazes e com potencial para avacalhar a humanidade em um mar de tripas, Criaturas e Gremlins são dois expoentes.
Dirigido pelo Stephen Herek, que tempos depois filmaria longa-metragens dentre eles "Mr Holland - Adorável Professor", e "101 Dálmatas - O Filme", esbanjaria um humor gore ao contar a trajetoria das miseráveis e dóceis esferas devoradoras de carne humana, que após fugir de uma penitenciária de segurança máxima em outro recanto do cosmo chegam ao planeta Terra encontrando o terreno fértil para uma alimentação balanceada à base de caipiras de uma típica cidadezinha estadunidense tão costumeiramente palco dessas atrocidades cinematográficas.
Pela cara afável dos seres desta espécie extraterrestre, os brinquedos da franquia devem ter sido um sucesso em vendas juntamente com algum promocional "Fast Food Lanche Feliz" na época.

Criaturas - Trailer


Alien (1979)

Reassistir a franquia em preparação para conferir Prometheus foi realmente uma experiência.
Impressionante a forma encontrada por Ridley Scott para anabolizar com suspense a trama de terror espacial que é uma aula de cinema até hoje. James Cameron deixou sua contribuição em um espetáculo de ação crua e inventiva em Aliens, O Resgate (1986). E bueno... David Fincher não conseguiu fazer nada para salvar sua obra das mãos ardilosas dos produtores hollywoodianos em Alien 3, ao passo que Jean-Pierre Jeunet parece nem ter tentado em Aliens - A Ressurreição.
Ridley Scott ainda voltaria para um desnecessário retorno apenas caprichado visualmente, para arrecadar mais uns milhões de dólares.
Independente de altos e baixos, a criatura que já foi o oitavo passageiro da nave cargueiro Nostromo, e tinha o cacoete de ficar stalkeando a tenente Ellen Ripley, ainda é um dos mais icônicos personagens oriundos do espaço sideral, e reassistir os dois primeiros filmes que o levaram às telas é um bom modo de passar o fim-de-semana.

Alien - Trailer Legendado


Os Invasores de Corpos (1978)


Clássico indiscutível.
Fato que foram várias versões, mas aqui eu me refiro especialmente ao filme dirigido por Phillip Kaufmann, e estrelado por Donald Sutherland encarando a conspiração que gradativamente leva a humanidade à ruína.
O elenco ainda contava com Leonard Nimoy e Jeff Goldblum.
Com muito estilo, e a sutileza de não apelar para o gore em uma trama que não o requeria, o diretor criou um ainda perturbador exemplar do cada vez mais entediante subgênero das invasões alienígenas.

Invasores de Corpos - Trailer


Palhaços Assassinos (1988)


Lembro bem de assistir esse filme na TV Bandeirantes, desavisado, e sem o auxílio do google pra dar uma ideia do que se tratava o filme, ou quem é o diretor, etc.

Fui assistir porque não tinha assistido, e ponto final.
Qual não foi minha surpresa ao presenciar este espetáculo do terrir de proporções cósmicas, escrito e produzido pelos irmãos Charles Chiodo, Edward Chiodo e Stephen Chiodo e dirigido por Stephen Chiodo.
De referências, e paródias a vários outros exemplares do cinema de terror, o longa-metragem de 1988 apresentava os aliens-palhaços em busca do máximo de humanos para saciar seu apetite, que requeria que as vítimas fossem "embaladas" em algodão doce, para posterior ingestão de seu conteúdo orgânico.
O clima descompromissado era tanto, que desde o cartaz do filme era visto um "In space, no one can eat ice cream!", em uma "homenagem" a outro pesadelo espacial que consta nessa lista.
Dependendo de sua fobia, esse filme não é nada recomendado.

Palhaços - Assassinos Trailer


A Bolha Assassina (1988)


Só posso afirmar que, dos clássicos repetidamente exibidos nas sessões de cinema madrugadísticas (ainda que eu lembre bem de ter assistido em algum horário da tarde no SBT), esse é um dos recomendáveis filmes oitentistas, que faz muita gente dizer que "não se faz mais filmes de terror que nem nos meus antigamentes".

Fato é que, os excessos de gore e gosma sanguinolenta presentes na maioria dos terrorzinhos protocolares, nesses "antigamentes" (e A Bolha Assassina é um bom exemplo disso) não pareciam excesso. Eram parte da fórmula de entretenimento.
Assim sendo, o pior ficava para os habitantes de Arborville, que após a queda de um meteorito, preciam "conviver" com o fato de que a tal bolha assassina vai dissolvê-los um a um, transformando-se em uma porcaria cada vez mais descomunalmente aterrorizante visando mera e simplesmente o alimento fácil que são os tais humanos.
Curiosamente, além do próprio diretor Chuck Russell, outro creditado pelo roteiro do filme é Frank Darabont, o mesmo diretor dos clássicos modernos "A Espera de Um Milagre", e "Um Sonho de Liberdade".
O orçamento de $19 milhões rendeu bons efeitos especiais, e um longa-metragem que faz por merecer o lugar nessa lista dos mais desgraçados seres do espaço.

A Bolha Assassina - Trailer


E por essa semana é isso.
Em breve outro Top 5+5.
Até.

Previous
Next Post »