A força está com a Marvel

Star Wars já se tornou parte integrante do inconsciente coletivo da humanidade. São tantas imagens, tantas paródias e tanta gente fantasiada de Stormtrooper, que qualquer ser vertebrado, pleno das suas funções vitais, reconhece facilmente qualquer simbologia relacionada com a saga criada pelo cineasta norte-americano George Lucas.


Os desenhos animados, os livros, as HQs, os games e a venda das miniaturas de naves e personagens aumentaram ainda mais o poder de George Lucas, que em 1971 fundou a LucasFilm, empresa que se tornou um império maior que o do Darth Vader.

Enquanto isso a Disney (outro poderoso império que de bobo não tem nada) comprou a LucasFilm por 4,05 bilhões de dólares em uma transação que ocorreu em outubro do ano que acaba hoje. Lucas ainda atuará como consultor criativo, mas mesmo assim, como serão os futuros filmes dos guerreiros jedi só o tempo dirá.


E já que o assunto é Star Wars, ou melhor, o futuro da saga, vale a pena também destacar o documentário chamado O Povo Contra George Lucas, lançado em 2010. Esse documentário, dirigido por Alexandre O. Philippe, aborda um fato que ocorre com qualquer obra artística: Star Wars é uma criatura que se tornou maior do que o seu criador, já que ao longo dos anos George Lucas efetuou algumas alterações em uma franquia que muita gente considera irretocável.

No documentário é destacado que, nos anos 90, George Lucas resolveu mexer nos filmes que milhões de fanáticos aprenderam a amar apaixonadamente desde seu lançamento. A "maquiagem digital" na trilogia clássica não foi apenas para modernizar os efeitos, mas também para adicionar/modificar/excluir cenas, o que revoltou muitos fãs.

Mas se a obra é do tio George, ele não tem o direito de mexer nela? E apenas com um absurdo exemplo. imaginemos William Shakespeare, por um milagre volta à vida e decide colocar uma invasão alienígena no final de Hamlet? Será que a humanidade iria apreciar? Até que ponto um artista pode mexer na sua criação? Tais questões trazem algumas reflexões sobre obra e autor.



Retorno de Jedi - Star Wars em HQ

Voltando ao caso da Disney, já é fato sabido que ela também tem como um dos seus tentáculos a Marvel, sendo assim, depois da compra da LucasFilm as histórias em quadrinhos da saga Star Wars irão retornar justamente para essa editora, que criou Capitão América, Hulk e outros.

Retornar? É isso mesmo, retornar, já que as primeiras publicações em quadrinhos de Star Wars foram feitas pela Marvel em 1977, no mesmo ano que foi lançado o primeiro filme da franquia.
A Disney irá aguardar o fim do atual contrato entre LucasFilm e a editora Dark Horse, que publica as HQs.

Previous
Next Post »