Drive (2011)



Quando eu assisti no mesmo dia os dois filmes que até então conhecia do diretor Nicolas Winding Refn, pensei com toda a certeza de quem já está vivo há tempo suficiente pra ter visto ascensão e derrocada de qualidade nas filmografias de Chris Nolan e Sam Raimi, e que acompanhou perplexo a indústria de quadrinhos no cinema deixar de ser trash, mas ainda assim produzir Mulher-Gato, The Spirit, X-Men Origens: Wolverine, e Man of Steel, que o cineasta dinamarquês Refn com certeza nunca seria nada perto do que apetece os nerds dos hojes.

Pra minha surpresa, o diretor dos surtadíssimos “Bronson” (2008) e “O Guerreiro Silencioso” (Valhalla Rising, 2009) obteve reconhecimento com Drive, aclamado por multidões nas redes sociais.
Mas talvez até por ele não ser assim tão surtado seja o maior diferencial pra agradar quem teria nojo da atuação do Tom Hardy no “Bronson”.
Ryan Gosling tem em seu personagem algo muito mais contido (pra dizer o mínimo) mais aproximado do trabalho do Mads Mikkelsen, no Valhalla Rising, e na trama que parte de uma sinopse que não seria nada injusto resumir como ”um Carga Explosiva, mais sério”, ele não tem obrigação de viver em arroubos de insanidade.
E está tudo bem nisso.
Mas a partir de uma sinopse simples, sempre é possível ir um pouco além.


O filme começa com uma sequência de assalto muito bem filmada, que lembra em certos aspectos o clássico Taxi Driver.

Sem muita preocupação em surpreender com nada, o roteiro é bastante simples.
O cara se envolve com a guria errada, e consequentemente, arruma problema com os caras errados, e tem que sujar as mãos.
Nesse ponto, um pouco da característica prévia do diretor em seus filmes está presente pela violência crua, mesmo que no geral pareça mais um arremedo de David Cronenberg em Marcas da Violência do que algo muito estiloso e particular.
Não deixa de ser divertido, e tem a decência de bem empregar as atuações de Bryan Cranston  (de Breaking Bad) e Carey Mulligan (O Grange Gatsby), além do Ron Perlman que já deixou claro em Pacific Rim que não se incomoda em abraçar papeis menores desde que possa fazer uso de alguma excentricidade nos mesmos.


Na maior parte do tempo, o envolvimento entre os personagens tem um bom e adequado espaço, ainda que o filme não reserve grandes reviravoltas além de algum momento gore ou outro, e claro, o fato de ser uma história contada de modo satisfatório.
Además, Drive conta com parte técnica impecável, um equilibrado uso dos momentos de silêncio, em harmonia com a trilha sonora, e apesar de uma história que não traz muitas novidades, se mantém graças ao trabalho do elenco.
Nada impressionante ou surpreendente, mas ainda assim um filme que vale a pena destacar e assistir antes da maioria, e apreciar sem necessidade dos óculos 3D pra tentar justificar a sessão.


Quanto vale:


Drive. Recomendado para: quem busca um filme de ação contemplativo e bem feito, e sem a muleta da pirotecnia.

Drive
(Drive)
Direção: Nicolas Winding Refn
Duração: 100 minutos
Ano de produção: 2011
Gênero: Ação/Drama

Previous
Next Post »