A Casa de Tolerância


O tema já é polêmico pela própria natureza: locais improvisados para soldados na guerra dos Balcãs, onde moças eram conduzidas para serem violentadas pelos combatentes.

Com um argumento desse naipe, é até previsível que o filme A Casa de Tolerância seja permeado por momentos de violência explícita. No entanto, essa produção britânica consegue carregar os momentos de tensão com equilíbrio e parcimônia, trazendo ao espectador um longa-metragem perturbador, é verdade, mas sem apelar para violência durante todo o momento de projeção. Mérito para o diretor Paul Hyett, que parecia entender bem o material que tinha em mãos.

A quantidade de nudez apresentada está dentro dos padrões que um filme como esse exige. Acredito até que se tal sinopse caísse nas mãos de um diretor mais afoito, teríamos na tela cenas de putaria com vocação para deixar o próprio Calígula parecendo a Madre Teresa de Calcutá. Mas não, o roteiro sabiamente arranja tempo para desenvolver a protagonista Angel, que é uma guria muda que trabalha como enfermeira no referido prostíbulo. A função dela é tratar e dopar as moças ali confinadas, para que elas possam suportar o infortúnio de sobreviver em local tão degradante. (Algo semelhante é mostrado em um dos arcos da HQ The Boys, em que Garth Ennis tira um sarro legal do universo dos super-heróis).


Em A Casa de Tolerância, Angel cria um forte elo de amizade com uma das prisioneiras, fato esse que conduz o longa-metragem para uma boa e velha trama de vingança contra os responsáveis pelo sofrimento das personagens.
Apesar de não esbanjar violência o tempo inteiro, quando apresenta, o filme possui o mesmo impacto de uma bigorna caindo em cima da boca do estômago. Ou seja, ótima produção!


Recomendado para: aqueles que almejam assistir a um narrativa que inicia de forma despretensiosa e, de repente, não mais que de repente, surpresa, você está diante de um filmaço!!

Título: A Casa de Tolerância
Diretor: Paul Hyett
Ano de lançamento: 2012
Tempo de duração: 90 minutos
Gênero: Drama/Terror


Previous
Next Post »