Preacher na TV

 
Depois de anos ensaiando uma investida fora do universo dos quadrinhos, a HQ Preacher, considerada uma das melhores coisas que o Garth Ennis cometeu aqui na Terra, finalmente será adaptada para TV.
 
Preacher, ilustrada por Steve Dillon, faz parte daquela safra de histórias em quadrinhos direcionadas para o público adulto que tomou de assalto os anos 90. Junto com Sandman, Hellblazer, Os Invisíveis, entre outros, Preacher angariou admiradores que já não tinham o rosto coberto com tanta acne e almejavam por histórias que iam além de uniformes coloridos e super poderes.
 
 
Com 75 edições repletas de escárnio, diálogos inteligentes, uma considerável quantia de bizarrices, personagens que a todo momento proferiam blasfêmias e roteiro imprevisível, a HQ agradou crítica e público. Portanto, não demorou muito para que surgissem tentativas com o intuito de levar a história das páginas para a tela.
 
Mas como transferir toda a densidade de personagens como o protagonista Jesse Custer para um mero longa-metragem? Como ainda abordar todas as filhadaputagens cometidas pelo vampiro cervejeiro Cassidy sem ultrapassar a tênue linha do politicamente correto? E mais, como explicar quem (ou o quê) é o Santo dos Assassinos? Sem contar também o ataque aos dogmas religiosos repletos de metáforas que até Deus duvida. 
 
Uma trilogia para tentar manter o rico universo de personagens iria demandar muito custo para uma produção voltada exclusivamente para adultos, e não para qualquer adulto, diga-se de passagem. Já uma série de TV poderia ter tempo de trabalhar personagens e situações da HQ, mas ficaria engessada aos limites de “bom gosto” que tal mídia exige. Mas acreditem, Preacher sem um pingo do seu discurso ácido é como um show d o Black Sabbath em volume baixo.
Diante de tantas limitações, um filme ou sériado de TV baseado nessa HQ da Vertigo ficou apenas no sonho dos fãs.
 
Mas atualmente, quando até a mídia televisão mainstream parece ter mais autonomia para ousar, enquanto o cinemão parece estar preso em um universo infantiloide, uma possível série de TV das aventuras de Jesse Custer e seus amigos parece raiar no horizonte. Isso porque a AMC Network, emissora de TV a cabo norte-americana, obteve os direitos de produção de Preacher. E mais: Seth Rogen, Evan Goldberg e Sam Caitlin, roteirista da unanimidade chamada Breaking Bad, estão envolvidos na fuzarca toda.

Em tempo: A AMC é o canal que exibe The Walking Dead, Mad Men, Breaking Bad e outros comentadíssimos seriados.
 
 
Previous
Next Post »