Nervo Craniano Zero


Podem afirmar que o Brasil não exporta plutônio, que o Brasil não produz adamantium, que o Brasil possui carência em vitamina D, sais minerais e o escambau. Contudo, nunca ousem afirmar que o Brasil não apresenta competência para fazer filmes de terror regado a toques sutis de humor. Pois Nervo Craniano Zero, lançado em 2012, é a prova cabal que sabemos sim fazer nossos Re-Animators com sangue, suor, lágrimas, poucos recursos e ainda assim, muito esmero e competência.

Guenia Lemos interpretando Bruna Bloch

Dirigido e roteirizado por Paulo Biscaia Filho, o longa-metragem é a adaptação da peça teatral de mesmo nome. O filme conta basicamente com um núcleo de três personagens: a escritora fodona Bruna Bloch, a insossa garota interiorana Cristi e o atormentado cientista Bartholomeu Bava (referência ao finado cineasta italiano Mario Bava????).

A trama inicia quando a escritora, ao ser confrontada com um possível bloqueio criativo, coloca em prática seu ardiloso plano, que é usar as polêmicas pesquisas do cientista Bava a respeito do Nervo Craniano Zero, um órgão vestigial que, segundo o pesquisador, pode ser estimulado para proporcionar ao ser humano fonte inesgotável de inspiração e ideias geniais. Mas para a experiência ir adiante, a dupla necessita de uma cobaia humana e é aí que Cristi, uma incauta jovem que almeja ser pop star, entra na hora certa e no lugar errado.

Leandro Daniel Colombo interpretando Barth Bava

Com exceção de algumas cenas mais sangrentas realizadas com boa maquiagem, alguns efeitos especiais são precários mas que, no entanto, tornam-se irrelevantes e até divertidos diante dos diálogos marcados pelo cinismo e humor sutil, o que já denota a proposta do filme, que é não se levar assim tão a sério.

O roteiro é construído de forma que deixa bem claro quem são os personagens e quais são os seus respectivos conflitos pessoais. Os espectadores mais ranhetas poderão até reclamar da atuação excessivamente teatral por parte do elenco, algo que, pelo menos para mim, não incomodou, visto que quem está por trás dessa obra é a Vigor Mortis, companhia de teatro e cinema que tem em seu portfólio peças interessantes como Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos, Hitchcock Blonde e Manson Superstar entre muitas outras.

O filme Nervo Craniano Zero, que possui influência (mas sem cair na mera imitação) de filmes como Re-Animator e Do Além, já perambulou por alguns festivais e angariou prêmios como melhor diretor, melhor filme, melhor edição e também melhor atriz para Uyara Torrente, que interpreta a apatetada Cristi.
Recentemente a Vigor Mortis conseguiu, por meio de crowdfunding, suporte para lançar o longa-metragem em DVD.



Recomendado para: quem quer um filme, digamos assim, literalmente “cerebral”.

Filme: Nervo Craniano Zero
Diretor: Paulo Biscaia Filho
Ano de Lançamento: 2012
Gênero: Terror/Ficção Científica
Tempo de duração: 88 minutos


Previous
Next Post »