Resenha: Birds



Foi em uma segunda leitura que a vasta gama de significados existentes em Birds veio à tona.
Pelo menos pra mim.
Na primeira leitura do àlbum Monsters & Other Stories (que conta ainda com as HQs "Monstros", e "Có"), de autoria do Gustavo Duarte, me pareceu o mais fora dos padrões do trabalho dele.
E isso não tem nada a ver com o não uso de falas, ou uso de.
Era uma complexidade mais intrincada nas entrelinhas o que havia se destacado, e que em uma segunda visita ganhou força e fez dessa a mais intrigante obra quadrinhística lida por mim desse autor.


Na trama, os pássaros do título chegam pra um dia de trabalho na Palhares & Palhares, quando já pensando na burocracia do cotidiano, se deparam com a morte. Não da maneira que vocês imaginaram, claro. Se não seria muito sem graça, e isso com certeza Birds não é.
E só pra deixar claro, essa HQ não tem falas. Mas diz muito.
Esse recurso narrativo, reincidente na quadrinhografia do Gustavo Duarte não chega a saturar, porque o uso não é por mero exercício de estilo. 
É um elemento a mais, e que leva o leitor a uma experiência diferente, de forma muito mais participativa, e exigindo muito mais envolvimento do que a princípio parece, em se tratando de uma leitura tão rápida.
A forma de contar historias, sendo completamente visual, também pede do próprio autor aproveitar cada centímetro para uma potencial ideia que não permita que o dinamismo se transforme em leitura vazia.
Assim, detalhes que nem a sutileza da ligação entre cenas na página abaixo faz com que o simples ato de o personagem estar ligando a luz fique ainda mais orgânico nesse excelente quase roteiro pra um curta-metragem de animação:


Além disso, no repertório do Gustavo Duarte, encontra-se a conhecida expressividade dos seus desenhos.
Com o acréscimo disso, interessante é conferir o aspecto cartunesco funcionando em perfeito equilíbrio com uma trama de suspense que envolve a própria morte.
Tudo com uma leveza que ameniza mas não tira o impacto das cenas mais gore.
O resultado, na verdade, apesar de divertido, desde a capa até a pin-up sensacional que encerra a HQ, é bem mais densodo que uma leitura despretensiosa poderia pressupor.
Ainda é diversão rápida de poucas páginas, mas pra quem se aventurar em mais de uma leitura, vai render uma reflexão nova a cada visita.

Birds. Recomendado para: conhecer a melhor HQ protagonizada por pássaros já realizada.

Previous
Next Post »