Amnésia (2015)



Eu sinceramente não achava que ainda se faziam filmes que nem esse “Amnésia”.
Quem sabe apenas não chegassem ao meu conhecimento, óbvio.
Deve ter sido um equívoco da minha parte achar que produções na linha de Os Suspeitos fossem uma espécie de tendência atual, mais crua, e com menos pose de suspense que ficava só nisso, na pose.
Foi um erro, e assistir esse “Amnésia” (que não tem nada a ver com aquele “Amnésia” do Christopher Nolan), dentre outras coisas, ajudou a perceber isso.



Outra das lições ensinadas por esse filme do diretor Michael Polish foi a de que forma realizar uma sequência inicial de um filme.
Desculpem.
De que forma NÃO realizar uma sequência inicial de um filme.
Existe um limiar ainda confuso pra muito cineasta a respeito do que deve ser um longa-metragem de suspense.
Alguns acreditam que deve ser cadenciado e de pistas a cada tantas páginas de roteiro, enquanto outros insistem que deve ter correria, sangue e grito voando toda hora.
Independente da “escola” que você prefira, Michael Polish optou por frear seu filme desde o início, em uma série de recortes com cenas introdutórias morbidamente chatas e desinteressantes, demonstrando um fascínio em provocar sono na plateia de imediato, quem sabe pra comprar o desafio de acordá-la ao longo do filme.
Enquanto produção de baixo orçamento, “Amnésia” ainda consegue contar com dois quase astros de Hollywood, que falharam na tentativa de embarcar na onda de filmes de heróis.
Wes Bentley, que foi um rançoso Blackheart no primeiro “Motoqueiro Fantasma”, e Kate Bosworth, a Lois Lane menos lembrada, tal qual todo mundo daquele “Superman Returns”.
Apesar disso (ou por culpa disso), as caretas que ambos fazem nas cenas de pouquíssimos diálogos (e diálogos muito ruins, diga-se de passagem) contribuem demais pra uma sensação de “por que raios eu tô assistindo isso?”.



Falas jogadas a esmo pela personagem dela, e cara de quem não sabe nada, da parte dele, são tudo que o cineasta possui pra prender a atenção, porque não existe nem indício de que há um mistério a resolver, ou algo intrigante à espreita. Ele está na casa, quebrado, recebendo cuidados da parte dela, que na certa não é exatamente o que diz ser, mas não importa. O próprio filme faz isso não importar.
Cada comentário proferido pela Kate Bosworth extraído de algum livro ao estilo Guia dos Curiosos, sempre em ocasiões nas quais cairia bem algum indício de que a história vai andar, só a desacelera e afirma que a intenção é prolongar a monotonia pra que o longa-metragem não fique com menos de uma hora de metragem, e na verdade pareça ter muito mais que duas horas. A própria hora e meia de filme (incluindo os créditos) já levantaria suspeita de que não tem muito roteiro pra contar, mesmo.
Mas então, quem sabe fosse melhor aceitar a verdade de que não havia história nenhuma pra contar, ou revisitar o projeto somente quando alguém conseguisse tornar o fiapo de história (que vai ser contado todo lá pros últimos 15 minutos) em algo mais do que esse curta-metragem esticado.
A ideia parece ter sido filmar algo estiloso e de influências obtidas em filmes clássicos, mas nesse quase remake de “Louca Obsessão” a palavra estilo passa longe. A não ser que se considere o visual da casa e dos carros usados pelos protagonistas.
A atuação do Wes Bentley, reprisando o seu papel de olhar pra sacola plástica, fica ainda mais empacada pelo personagem passivo que protagoniza a trama, seguidamente desperdiçando chances de escapar e de falar algo que preste.
E isso tudo apenas não é pior que a trilha sonora em loop mortal de chatice sem fim, seja pela composição pobre ao piano, ou os clichês triviais preparados pra fingir que há momentos de tensão no filme.


Antes de realizar um filme de baixo orçamento, com poucos atores (são apenas oito creditados), e poucas locações, algo muito esperto da parte dos seus idealizadores é sempre encontrar alternativas criativas pra que o trabalho não fique de pés atados por isso.
Personagens marcantes, e diálogos injetando tensão no enredo, se já eram elemento fundamental, tornam-se questão de vida ou morte pro filme, e ao terminar o que deveria ser uma sessão de cinema rápida, fica bem claro que o diretor Michael Polish não apenas ignorou isso, mas também fez questão de errar em outros tantos pontos cruciais em seu facilmente esquecível “Amnésia”.
Um desperdício de tempo de todos envolvidos, e meu, que assisti isso.


Quanto vale:


Amnésia. Recomendado para: esquecer que assistiu.

Amnésia
(Amnesiac)
Direção: Michael Polish
Duração: 90 minutos
Ano de produção: 2015
Gênero: Suspense

Previous
Next Post »

13 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
5 de junho de 2018 às 10:43 delete

Esse filme de Christopher foi bom. Para mim foi um filme que valeu a pena. Acho que é um dos melhores filmes de ficção porque tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Definitivamente o diretor fez um bom trabalho como ele fez no filme Dunkirk completo dublado este ano. Os filmes de Nolan são cheios do seu estilo, e logo se pode identificar quem esta responsável pela direção. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas. Cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção.

Reply
avatar
Anónimo
AUTHOR
22 de junho de 2018 às 23:40 delete

que merda de comentário vei, não acredito que perdi meu tempo lendo isso

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
24 de junho de 2018 às 22:03 delete

Ela se refere a outro filme de mesmo título de Christopher Nolan ( que é bem interessante). Acredito que ela não assistiu o que está sendo comentado aqui que é enfadonho, ode Michael Polishop.

Reply
avatar
Anónimo
AUTHOR
8 de julho de 2018 às 20:52 delete

Querida, você não leu a matéria e muito menos viu o filme... Presta atenção por favor

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
1 de agosto de 2018 às 00:56 delete

Fiquei meia hora procurando oq assistir então escolhi esse achando que era bom, e ate agora eu estou sem acreditar que perdi meu tempo assistindo essa porcaria de filme.

Reply
avatar
Ana Raphaela
AUTHOR
8 de agosto de 2018 às 17:40 delete

Gostaria de ter lido seu texto antes de ter assistido o filme... teria me poupado tempo :/

Reply
avatar
Eriquinha
AUTHOR
18 de agosto de 2018 às 01:05 delete

Nossa eu assisti meia hora e tirei pq tava chato, na verdade esoerava outra coisa .. Mas agora vendo esses comentários vou terminar de ver e volto aq p dar uma opinião .. ☺

Reply
avatar
Combano
AUTHOR
3 de novembro de 2018 às 01:04 delete

Alguém entendeu por que o filme parece ser ambientado em duas décadas diferentes? O detetivetem um PC com monitor fino de tela plana e mpressora.

Reply
avatar
Germynall
AUTHOR
28 de novembro de 2018 às 19:08 delete

Chato. Longo. Pretencioso. Nem famosos olhos do Wes Bentley salvam essa derrota!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
14 de janeiro de 2019 às 00:33 delete

Perdi meu tempo assistindo, não gostei!

Reply
avatar
28 de maio de 2020 às 00:07 delete

Como eu tô assistindo esse filme chato chato chato chato não tem nada para fazer eu já passei em vários sites já li vários comentários todos os comentários dizem que é uma perda de tempo assistir como agora já tá dentro deixa tá mais divertido ler o comentário de vocês o que assistir esse filme chato Pelo menos eu acrescentei alguma coisa ao assistir o filme o comentário de vocês que fez enriqueceu o meu momento de assistir o filme fazendo com que o filme se tornasse mais interessante pelas diversas e milhares críticas negativas que recebeu e cá entre nós que ninguém nos ouça eu assino embaixo de todas elas kkk kkk kkk E a propósito eu assistia o outro filme amnésia maravilhoso alguma coisa nova o nome do diretor

Reply
avatar
Donatello
AUTHOR
14 de janeiro de 2021 às 21:41 delete

Que filme porcaria. Minha esposa dormiu nos primeiros 30 minutos, ela quem tinha me chamado pra ver pois perdemos muito tempo procurando filme e parecia interessante. Acreditem, não era. Ela conseguiu dormir o filme todo e sentir que não perdeu nada de tão enrolado essa bosta é. Eu, idiota, assisti essa porcaria sem entender o tanto de plot hole parece que entregaram pra alguém na faculdade pra fazer ( mas pior ainda. Algum aluno de Matemática, cursante de pedreiro não sei. Tudo menos um cineasta )

Reply
avatar