Planeta Hulk (2010)

Planeta Hulk é uma animação da Marvel Animations (2010) baseada na série de mesmo nome que estreou nos quadrinhos em 2005. Tanto a série em quadrinhos quanto o filme não são recomendados para crianças. Decapitações e mortes em profusão dão um tom mais pesado ao filme, que conta uma das histórias mais interessantes do gigante esmeralda.

Felizmente, não temos nada de “história de origem” aqui. O Hulk é o Hulk e se você não sabe quem é ele, vá para a internet. A premissa é a mesma dos filmes de James Bond, e eu saúdo efusivamente a escolha. Não há necessidade de reprisar um milhão, quatrocentos e vinte e sete mil vezes a mesma história. Todo mundo conhece James Bond. Você não sabe quem é o Hulk? Então, este filme não é para você.
Simples e prático, principalmente para os roteiristas.

O enredo parte de uma premissa muito boa: os humanos (e meta-humanos, deuses, semi-deuses, bruxos, dadaístas e tudo o mais que houver no universo Marvel) perderam a paciência com o seu Hulk. Não há prisão que o suporte (assim como a maioria dos vilões, mas a gente deixa pra lá esta pequena incongruência...) e cada vez que o sujeito perde o controle, metade do Alabama é destruída. Ou, pior, Nova York. Então, um grupo “iluminado” (sim, são os Iluminatti da Marvel, mas isso não aparece no desenho) resolve prender o sujeito numa nave e enviá-lo para um planeta longínquo.

O problema, obviamente, é que eles resolvem contar o que está acontecendo enquanto a viagem ocorre. O grandão não gosta nada da história, sai dando bordoada na nave e o planeta tranquilo, mas sem vida inteligente, acaba não recebendo o seu hóspede mais famoso. Em seu lugar, ele cai no planeta Sakkar, um lugar dominado pelo Rei Vemelho que mais parece um imperador romano de alta tecnologia, com direito a um Coliseu.

Hulk é capturado como escravo e é levado para o Coliseu para lutar contra animais e outros predadores do planeta. Lá, ele constrói uma tensa amizade com outros escravos e acaba conhecendo, mesmo sem querer, a história de todos eles (sim, aqui aparecem as histórias de origem... são curtas, pelo menos). O Rei comanda o planeta com mão de ferro, protegido por Caiera, uma jovem super-soldada-espiã-não-te-mete-comigo, que acha que o monarca é bonzinho (mantendo escravos, matando gente adoidado... o conceito de bonzinho difere um pouco em culturas alienígenas, decerto).

Metade do filme se passa com eles no Coliseu e a outra metade é a revolução, que culmina num quebra-pau entre Hulk e o Rei Colorado.

O filme tem momentos tensos e bem sacados, além de explorar a violência de uma forma mais crua do que outras animações. A questão do planeta violento, da escravidão e da corrupção do poder é retratada de forma maniqueísta e sem alegorias. Quem estiver na frente é destruído, sem dó nem piedade, não importando se são adultos, velhos ou crianças. Uma das cenas de uma criança reduzindo-se a pó nas mãos de uma protagonista dá uma boa ideia do que esperar.

Também há a participação especial de Bill Raio Beta (o amigo mais equino de Thor) que, no original das HQs, era o Surfista Prateado. Na história original, Hulk liberta, sem querer, o nosso amigo viajante. No filme, ele o derrota em combate. Acho que a mudança está por aí; afinal, Hulk acabando com o Surfista seria meio estranho, mesmo para um filme com o nome do verdão no título.

No geral, a história é bem conduzida, apesar dos cortes para as apresentações das origens dos amigos gladiadores serem um pouco longos demais e um tanto chatos. Há elementos óbvios que são escarrados na cara do espectador a todo o momento, e outras sacadas mais interessantes. A dualidade do Hulk (nada de Bruce Banner aqui, ele simplesmente não dá as caras...) como um monstro ou um sujeito incompreendido é explorado ao máximo, principalmente por causa de uma profecia (sempre elas) que permeia boa parte do filme.

Nas histórias em quadrinhos, a série dá sequencia a World War Hulk, quando o gigantão resolve voltar a Terra para se vingar. Não dá para explicar mais sem encher o texto de spoilers.

Recomendado para: quem curte histórias do amigo esmeralda ou animações que não dá para assistir com as crianças pequenas.



Quanto vale: 
(mas tente ir na promoção da quarta e pagar meia)

Planeta Hulk
(Planet Hulk)
Direção: Sam Liu
Duração: 81 minutos
Ano de produção: 2010
Gênero: Ficção Científica

A.Z.Cordenonsi
Pai, marido, escritor, professor universitário 

Tem dois olhos divergentes e muito pouco tempo
página do autor - duncan garibaldi - facebook - twitter
Previous
Next Post »