Dossiê - Guardiões da Galáxia


Qualquer terráqueo que acompanha as notícias referentes aos filmes da Marvel ou habitualmente acessa aqui esse alucinado blogue, sabe que em agosto estreia o longa-metragem dos Guardiões da Galáxia, equipe que atua em aventuras cósmicas repletas de naves espaciais, armas laser e alienígenas das mais variadas raças, crenças, classe social e estrutura óssea.

Mas afinal quem são esses tais Guardiões da Galáxia? Onde eles vivem? Do que (ou de quem) eles se alimentam? Porque eles não são tão famosos quanto Iron Man, Capitão América e que tais?

Pois bem, os Guardiões foram criados por Arnold Drake e Gene Colan em 1969. Os Guardiões originais eram compostos pelo Major Vance Astro (também conhecido como Major Victory), o único humano do grupo; Martinex T’Naga, um humanoide cristalino criado artificialmente; Capitão Charlie-27, de Júpiter; e Yondu Udonta, um zatoano do planeta Centauri IV. O grupo atuava no Século 31 e não eram raras histórias envolvendo viagens temporais.

Depois se juntaram ao time Nikki e Starhawk. Os Guardiões já auxiliaram os Vingadores em algumas batalhas, mas ainda assim continuavam tão famosos quanto a equipe sub-17 do Grêmio ou Internacional. Ou seja, não gozavam do mesmo prestígio que os heróis lado A do panteão Marvel, visto que era uma tarefa ingrata disputar espaço com X-Men, Spider-Man e outros personagens carismáticos.

Ainda assim, em 1990, ganharam revista própria com enredo e desenhos de Jim Valentino. O título durou 62 edições, mas poucas dessas aventuras foram publicadas no Brasil.

No entanto, a formação do grupo que irá protagonizar o filme é a mais recente, composta em 2008 e formada por Peter Quill, que prefere ser conhecido como Star-Lord. Além desse cara, há também a Gamora, Drax, Rocket Raccoon e Groot. Toda essa galera já existia, mas foram reunidos para integrar o crossover Aniquilação.


Star-Lord foi criado em janeiro de 1976, por Steve Englehart e Steve Gan, na revista Marvel Preview # 4. Ele é um astronauta humano, cuja mãe foi assassinada por alienígenas e se tornou um super-herói estelar com a ajuda da entidade cósmica Mestre Solar. No vindouro filme, Peter Quill será interpretado por Chris Pratt.

Gamora, por sua vez, deu as caras como uma vilã nas histórias de Adam Warlock, em Strange Tales # 180, publicada em junho de 1975, com roteiro de Jim Starlin. Gamora é uma alienígena da espécie Zen Whoberi, raça que foi exterminada pela Irmandade Badoon




Nos quadrinhos, ela foi criada por Thanos como uma assassina com a missão de exterminar Magus, a versão maléfica de Adam Warlock. A atriz Zoe Saldaña irá interpretar Gamora na versão dos cinemas.

Drax, o Destruidor, é um personagem que apareceu em Iron Man # 55, em fevereiro de 1973. Foi criado por Mike Friedrich e Jim Starlin. Seu objetivo inicial era a vingança.  


Drax é um humano que desejava a destruição de Thanos, que exterminou sua família. O nome real do sujeito é Arthur Douglas. Além disso, ele é pai da Heather Douglas, a heroína Serpente da Lua.

Quem o transformou em Drax foram os Deuses de Titã, Kronos e Mentor, que na ocasião necessitavam de alguém com colhões para enfrentar Thanos. Essa história faz parte da Saga de Thanos, e envolve o cubo cósmico, os heróis de Titã (Mentor, Starfox e Serpente da Lua), o Homem de Ferro, Capitão Marvel e os Vingadores.


No longa-metragem, Drax será interpretado pelo lutador Dave Bautista.

Rocket Racoon é um guaxinim antropomórfico falante, ou seja, vem bem a calhar com um possível crossover Disney entre ele e o roedor verborrágico Mickey Mouse. Brincadeiras à parte, Racoon surgiu em 1976, em Marvel Preview # 7


Foi criado por Bill Mantlo e Keith Giffen, inspirado na canção dos Beatles, Rocky Raccoon. O guaxinim desbocado ganhou uma minissérie de quatro partes, em 1985, com texto de Mantlo e arte de Mike Mignola.

Após isso, Rocket apenas teve mais duas aparições (em Quasar # 15, de 1990; e em três edições de Sensational She-Hulk, publicadas em 1992) antes de voltar em 2006 em uma aventura dos Exilados.
O seu retorno definitivo ocorreu em 2007, no crossover Aniquilação


No cinema, graças ao milagre do CGI, ele terá a voz do ator Bradley Cooper.

Groot é o veterano da equipe. Ele surgiu em Tales to Astonish # 13, revista publicada em novembro de 1960, antes mesmo da criação do Quarteto Fantástico. Pois é, o vegetal gigante é cria dos mitológicos Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers. Ele é uma criatura vegetal alienígena que, na história de estreia, é definido como “O Monarca do Planeta X”. 



Antes de Aniquilação, apareceu poucas vezes no Universo Marvel, em títulos como The Incredible Hulk Annual # 5, de 1976; Sensational Spider-Man Minus 1, de 1997; e em 2006, na minissérie Nick Fury’s Howling Commandos.

A sua volta efetiva aconteceu em Annihilation – Conquest – Star-Lord. Assim como Rocket Raccoon, no filme ele será uma animação feita a base de pixels, mas com voz do veloz e furioso Vin Diesel.

No filme dos Guardiões outros personagens da turma cósmica da Marvel terão a oportunidade de se mostrarem para o grande público. São eles Yondu, Colecionador, Nebula, Korath, Ronan e o temível Thanos.


É esperar para ver...
Previous
Next Post »