Duna


Duna, publicado em 1965, possui quase seiscentas páginas, mas consegui passar por elas sem grandes problemas, isso porque o falecido escritor e jornalista Frank Herbert adotou um texto fluído, bastante descritivo em vários trechos, mas sem correr o risco de parecer mera encheção de murcilha.

Duna aborda temas como sobrevivência humana, ecologia, política, religião e vários assuntos. Não por acaso tal publicação faturou os prêmios Nebula e Hugo, quase rendeu um filme dirigido por Alejandro Jodorowsky, rendeu um longa-metragem dirigido por David Lynch em 1984, uma música do Iron Maiden e outra do Blind Guardian, duas séries de TV, foi uma das prováveis fontes de inspiração para o Star Wars do George Lucas e, por fim, é para a ficção científica o que o Senhor dos Anéis é para a fantasia.


Duna se passa em um futuro distante no meio de um império intergaláctico feudal em franca expansão, onde feudos planetários são controlados por Casas nobres devem aliança à imperial Casa Corrino. O livro conta a história do jovem Paul Atreides, herdeiro do Duque Leto Atreides e da respectiva Casa Atreides, na ocasião da transferência de sua família para o planeta Arrakis.

Depois do primeiro livro, a saga de Duna continuou em mais cinco publicações, sendo a última publicada em 1985.


 
Brian Herbert, filho do escritor Frank, já redigiu algumas livros que funcionam como o prólogo das histórias originais.
Previous
Next Post »