Dia do Lovecraft


Hoje, dia 20 de agosto, é aniversário de nascimento do escritor Howard Phillips Lovecraft. Quando era vivo, o trabalho de Lovecraft despertava mais interesse entre o círculo de escritores e era quase que totalmente ignorado pelo resto dos seres humanos. Porém, após a morte dele, muitos viram que a mistura de fantasia e ficção científica, bem como o fato de ter criado uma rica mitologia de entidades malignas (os mitos de Cthulhu) era algo bastante original. 

Ainda que Lovecraft cometa lá alguns deslizes como ficcionista, hoje em dia ele está para a literatura de terror assim como o Black Sabbath está para o heavy metal. Ou seja, por mais que algum autor de terror não o aprecie, ainda assim, sem querer querendo, seguirá algumas tendências lançadas pelo cara. 


Escritores como Alan Moore, Stephen King e Clive Barker, por exemplo, levantam altares para o Lovecraft. Eu também não preciso nem falar das influências que o cara exerceu no cinema (Evil Dead é um exemplo) e nas histórias em quadrinhos (o nome Arkham é uma referência ao universo lovecrafiano).

Em homenagem a esse arauto do terror cósmico, trazemos aqui o link do conto The Evil Clergyman, um conto curto que no Brasil foi publicado com o título de O Clérigo Diabólico em uma antologia do autor chamada A Tumba e Outras Histórias. Essa antologia foi publicada em 1991 pela Francisco Alves Editora.

O Clérigo Diabólico é uma curta narrativa composta por apenas cinco páginas e foi redigida em 1933, no entanto, só foi publicada em 1939, após Lovecraft ter batido as botas.


Eu devo confessar para você que não considero um primor de literatura e o Lovecraft já publicou trabalhos mais expressivos. A trama, como de costume na obra do autor, é narrada em primeira pessoa. O narrador conta que visita uma velha casa e lá presencia um religioso envolvido em rituais macabros.

Esse conto, em 1987 foi transformado em um curta-metragem dirigido por Charles Band, o famoso diretor picareta dono da Empire Pictures, produtora que nos anos 80 foi um dos maiores símbolos do cinema B.
O interessante é que esse curta-metragem traz no elenco a gostosa Barbara Crampton e o tresloucado Jeffrey Combs, que antes apareceram no longa-metragem Re-Animator (1985) e From Beyond (1986), dois filmes que também são adaptações do H.P. Lovecraft e que também fazem parte do acervo da famigerada produtora de Charles Band.

The Evil Clergyman, dirigido por Band, não teve a mesma repercussão dos seus primos ricos (Re-Animator e From Beyond), pois na época da sua produção, a Empire já estava à beira da falência. Durante muito tempo esse curta-metragem, que era para ter sido lançado em uma coletânea de histórias curtas, ficou perdido, até que Band o lançou em 2013. 

O roteiro, assim como todas as adaptações de Lovecraft nas mãos da Empire, possui muitas liberdades poéticas em relação a fonte de origem. Ainda assim, mesmo com a presença da Barbara Crampton, não tem o mesmo charme do Re-Animator e From Beyond.
 
Previous
Next Post »