The Raid 2 - Berandal (2014)



O ano era 2011. Nessa época, uma modesta produção Indonésia conquistou o coração dos amantes de filmes de pancadaria. A referida produção possui o título de The Raid: Redemption.

Ainda que tenha um fiapo de roteiro para desenvolver qualquer coisa que possa ser considerada ali uma história, The Raid (no Brasil se chama Operação Invasão) é a típica obra que fisga o público pelas magistrais cenas de ação, encenadas com afinco por dublês kamikazes.


O filme obteve êxito entre os apreciadores do gênero e o aparecimento de uma sequência era apenas uma questão de tempo. Até que em 2014 chegou The Raid 2: Berandal, aqui no Brasil chamado de Operação Invasão 2.

A verdade é que The Raid 2, com um orçamento mais inflado, já apresenta uma história mais elaborada, mas sem em nenhum momento deixar de ressaltar a real proposta do filme: destilar um festival de socos e fraturas expostas em doses cavalares.

Novamente dirigido pelo competente Gareth Evans, essa sequência mostra o herói do primeiro filme, o policial Rama (Iko Uwais), infiltrado em uma quadrilha de mafiosos. O objetivo de tão perigosa missão é desmascarar uma rede de policiais corruptos.


Se o primeiro longa-metragem era um jogo de video game frenético (e isso é um elogio), esse segundo, por sua vez, já ousa construir uma trama mais elaborada, com direito a intrigas e conflitos entre bandidos. É também salutar a presença de dois vilões estilosos, um deles é um meliante encapuzado munido com um taco de baseball, já a outra é uma mocinha que utiliza dois martelos para acarretar danos irreversíveis à saúde dos seus oponentes. 



Inclusive, a cena em que ela luta em um metrô nos remete imediatamente ao icônico Old Boy. OBS: A assassina interpretada pela atriz Julie Estelle, que não possuía prática nenhuma em artes marciais, se submeteu a exaustivos seis meses de treino.

O filme possui duas horas e meia de duração, mas a edição, efetuada também pelo próprio diretor, deu ao filme um ritmo adequado.

De uma forma geral, The Raid 2 é, talvez por uma questão de dois dedos de vantagem, superior ao anterior. Isso mostra que Gareth Evans pegou a manha da coisa e, se quiser, tem tudo para entregar uma terceira sequência igualmente avassaladora. 

Em tempo: Gareth Evans é também o diretor de um filme de artes marciais chamado Merantau (2009) e em 2013 co-dirigiu o episódio Safe Heaven, que constitui o melhor momento do longa-metragem V/H/S 2.


Recomendado para: quem quer se empanturrar com o melhor do cinemão soco na cara.



Título: The Raid 2 - Berandal
Diretor: Gareth Evans
Ano de Produção: 2014
Tempo de Duração: 150 minutos
Gênero: Policial/Ação

Previous
Next Post »