Room 237 e Carcass


O filme O Iluminado dispensa apresentações. Ele é considerado uma das melhores coisas que o Stanley Kubrick decidiu fazer na vida, baseada em uma das melhores histórias retiradas da mente do Stephen King. Sendo assim, olhei com um redobrado interesse o documentário Room 237, que tem o intuito de realizar várias análises acerca das interpretações sobre o aclamado longa-metragem.

O problema é que esse documentário nada mais é que um emaranhado de “teoriazinhas da conspiração” capazes de corar até o agente Fox Mulder. O que aparece na tela são depoimentos de vários especialistas (??) tecendo breves análises sobre a obra, mas tudo na base do achismo, semelhante a uma conversa de bar regada a cerveja e X-Bacon. A tentativa então que um cara fez de conectar O Iluminado com a Segunda Guerra Mundial é a perfeita ilustração do que popularmente conhecemos como “o ato de tentar encontrar chifre em cabeça de cavalo”.

Diante disso, toda e qualquer intenção de presenciar uma análise rica sobre a obra escorre pelos dedos como areia. É uma pena, pois detalhes interessantes do longa-metragem, como a frequente presença de espelhos em determinadas cenas, são vilipendiados em prol de uma papagaiada que não diz nada.

Recomendado para: Caçadores de teorias da conspiração, interessados em mensagens subliminares e toda a turminha do Scooby-doo.

Direção: Rodney Ascher
Ano de lançamento: 2012
Tempo de duração: 102 minutos




Carcass - Surgical of Steel (2013)

Eu entendo que é legal uma banda possuir vocalista que urra tal qual um ogro vomitando queijo gorgonzola. Também considero assaz interessante quando uma banda possui um paredão de guitarras destilando riffs semelhantes ao som dos portões do inferno se abrindo. Mas mesmo com esses atributos, é possível unir peso e agressividade com linhas melódicas bacanas. E é exatamente isso que o Carcass faz. Inclusive, foi essa banda oriunda da terra dos Beatles que, entre o final da década de 80 e no início dos anos 90, foi uma das precursoras do tal Death Metal Melódico.

O álbum mais recente, Surgical Steel, segue o padrão Carcass de qualidade, com bons solos de guitarra intercalando momentos de pura barulheira. As letras são a epítome da violência e formam um casamento perfeito com os riffs furiosos. Além disso, vale ressaltar que os quatro integrantes estão tocando muito bem e com total domínio dos seus respectivos instrumentos.
Eu destaco as faixas The Master Butcher's Apron e a 316L Grade Surgical Steel.
.

Surgical Steel - Recomendado para: Ouvidos alucinados que consideram um paredão de baixo-guitarra-bateria uma singela sinfonia.


Previous
Next Post »