Você é o próximo (2013)



Você é o próximo é uma das provas inequívocas de que muitos trailers possuem o dom de engabelar o espectador com competência. Isso porque as imagens promocionais mostram uma assustadora trama com um clima tenso, no entanto, na hora de conferir o longa-metragem, Você é o próximo se revela apenas um engodo soporífero que utiliza o artifício dos vilões mascarados.

O filme conta a história de uma família que, ao se reunir em um local ermo, se depara em uma luta pela vida quando encontram assassinos que ocultam os seus rostos com máscaras de animais. As máscaras, inclusive, parecem remeter diretamente ao longa-metragem Os Estranhos (com a Liv Tyler) e a um clássico da TV aberta, o Fortaleza (alguém aí, lembra?)


Com uma sinopse tão simples como essa, cabe ao roteiro apostar em personagens cativantes e cenas dosadas com suspense na medida certa, porém o diretor Adam Wigard (que está envolvido também no longa-metragem VHS) falha nesses quesitos, entregando assim uma bomba de proporções épicas.

Os protagonistas em um momento sequer conseguem transmitir tensão nas cenas de perigo. Não raras vezes, ainda cometem presepadas dignas de deixarem os adolescentes de “Sexta-feira 13” parecendo o Albert Einstein. Nem mesmo a mudança de personalidade de uma das protagonistas causa comoção. E no momento que o roteiro ainda almeja elucidar os motivos que levam a ocorrer o banho de sangue, aí a coisa toda fica tão consistente quanto um mingau velho.


Para dizer que eu não falei das flores, devo salientar que pelo menos a trilha sonora é bem encaixada no decorrer das cenas, mas ainda assim é pouco para uma trama que, apesar da sua simplicidade, poderia gerar bons momentos.

Em tempo: para os saudosistas de plantão, a Barbara Crampton (aquela do Re-Animator) está no elenco. A vantagem é que ela ainda continua em boa forma, a desvantagem é que nem isso ajuda para trazer um resquício de qualidade ao filme. 


Título: Você é o próximo
Diretor: Adam Wingard
Ano de produção: 2013
Gênero: Drama/Terror
Tempo de duração: 96 minutos
Previous
Next Post »