Os Boxtrolls (2014)



Com o tempo acaba parecendo que é meio pra cumprir tabela.
Porque, de uma forma ou de outra, uma animação em stop-motion sempre tem grandes chances de figurar entre os indicados ao Oscar.
Não pra ganhar, é óbvio, o que faz perguntar porque algum filme que nem "Piratas Pirados" foi sequer considerado entre melhores do ano.
Pros seus realizadores é bom negócio, claro, pois garante visibilidade a mais.
Animações stop-motion, ao menos visualmente costumam ser muito legais, conforme o próprio estúdio Laika já demonstrou anteriormente em "Coraline" e "Paranorman", e volta com esse "Os Boxtrolls".



Bueno.
A respeito de "Os Boxtrolls", dirigido pela dupla Graham Annable e Anthony Stacchi, trata-se de um longa-metragem que adapta o universo literário criado por Alan Snow no livro "A Gente é Monstro", e que mostra uma sociedade do nação Ponte Queijo, a qual convive com o medo e apavoro rotineiro pela existência dos tais trolls vestidos com caixas, e nomeados com o que foi outrora o produto contido nas caixas.
O filme de imediato já afirma que as criaturas são horrendos devoradores de seres humanos, e que devem ser exterminados.
Então, claro, eles são legais.
Não de hábitos muito aceitos pela alta sociedade local, mas com certeza eles são gente-fina.
Mas não são eles exatamente o personagem principal, o que teria alguma ousadia, pelo fato de que eles não necessariamente "falam".
Porém, quem conduz a história sobre descoberta, aprendizado e demais valores morais que o filme busca passar, é o menino Eggs (dublado no original pelo Isaac Hempstead Wright), que por razões que o filme vai relatar, vive como se fosse um dos boxtrolls.
E viveria numa boa, sem se incomodar com nada além de revirar lixeiras, e ingerir insetos, não fosse pela presença do vilão Snatcher (Ben Kingsley), que tem por motivação vital exterminar todos os trolls em caixas.



O filme se mantém fiel a uma proposta inicial bem clara, com uma galeria de personagens peculiares, uma interação divertida, e uma preocupação maior em tratar da ligação paternal entre personagens, e da busca por aceitação das diferenças.
Esse viés sobre paternidade é pro protagonista sobre se aceitar humano por ser filho biológico de um pai humano, enquanto se sente plenamente identificado com o troll que o criou.
Enquanto pra Winnie (Elle Fanning), a guria esperta que é a impetuosidade que falta a ele, o problema é com a ausência do pai obcecado por queijos e status social.
O drama dela, aliás, é um que perdura mais desconfortável. Porque se no caso do menino é bem fácil adivinhar vários desdobramentos do que lhe diz respeito, no caso dela a questão aparenta não ter solução nenhuma.
Na descrição quem sabe transmita um ar infantil e simplório, mas com certeza existe uma camada a mais que os trabalhos anteriores da produtora já mostraram ser uma característica.
Então, ao mesmo tempo em que é a fábula moral pra crianças e adultos, é um filme envolto em uma atmosfera sombria.
Por isso, caso sua primeira impressão diante da escolha de narrar uma história com criaturas que eram pra ser horríveis, mas são legais, o tenha levado a comparar com algum Shrek, é porque sua opinião sobre "Os Boxtrolls" ainda vai mudar um tanto ao longo da trama.


"Os Boxtrolls" conta com aquele apuro técnico cheio de atrativos quanto a movimentação e cenas mais dinâmicas, e inclusive tem na sua cena durante os créditos algo relacionado a isso que é mesmo muito massa.
Ainda que bem longe de ser o melhor da Laika Entertainment, o filme tem seus méritos, e coragem de assumir alguns riscos.
Bem narrado, ainda que tenha alguma previsibilidade de tanto em tanto, é das animações uma das mais interessantes especialmente por não se restringir ao que é apelo certo pra ser uma forma descompromissada de acumular dólares.


Quanto vale:




Os Boxtrolls. Recomendado para: adultos e crianças, o que é quase um sub-gênero de cinema de animação.

Os Boxtrolls
(The Boxtrolls)
Direção: Graham Annable e Anthony Stacchi
Duração: 96 minutos
Ano de produção: 2014
Gênero: Aventura/Comédia

A crítica de uns quantos outros indicados ao Oscar 2015, confere NESSE LINK.

Previous
Next Post »