Quando Eu Era Vivo (2014)



Com essa adaptação cinematográfica de um livro do escritor Lourenço Mutarelli, o diretor Marco Dutra se consolida como um nome a ser acompanhado dentro do cenário nacional. Na verdade, esse longa-metragem Quando Eu Era Vivo (adaptação do livro A Arte de Causar Efeito sem Causa) é um filme de suspense exemplar.

Marco Dutra conta sem pressa a história, o que pode afastar os espectadores que almejam ver sustos repentinos ainda nas cenas iniciais. Pelo contrário, o cineasta sabiamente usa a seu favor o ritmo lento para, dessa forma, injetar gradativamente doses de suspense.


O ator Marat Descartes entrega uma exímia atuação, constituindo um protagonista cujos traços de personalidade se alteram conforme o decorrer da trama. O personagem, aos poucos, adota um comportamento retraído e em determinados aspectos, misterioso. Ponto para a narrativa, que mostra ao espectador que algo está muito errado na vida do sujeito.

Na trama, Júnior (Marat Descartes) atravessa por um momento conturbado em sua vida e, acossado pelo fracasso, retorna para a casa do pai, interpretado magistralmente por Antônio Fagundes. Ao chegar em casa ele se torna obcecado pelo passado obscuro da sua família, bem como fica intrigado com a presença de uma inquilina interpretada (??) por Sandy.


Definitivamente Sandy ainda possui recursos de atuação tão limitados quanto um canguru morto, mas nem isso comprometeu o clima atmosférico e sinistro do filme. Cabe então destacar a grata presença de Kiko Bertholini, que assume uma expressão perturbadora no papel do irmão de Júnior.


Pelo aspecto técnico, a direção de fotografia é competente e cria um clima tétrico a partir de paletas escuras. A direção de arte acerta em cheio na construção do apartamento em que se passa a história, destacando assim um local ao mesmo tempo familiar e assustador. A trilha sonora aparece de maneira bastante concisa, conferindo tensão apenas nos momentos necessários.

Quando Eu Era Vivo não é o trabalho de estreia de Marco Dutra. O cineasta é o realizador do elogiado Trabalhar Cansa, mas a julgar pela evidente qualidade desse seu segundo trabalho, valerá a pena acompanhar de perto a carreira desse cineasta.

Recomendado para: a gente perceber que o cinema de gênero no Brasil ainda respira aliviado.



Título: Quando Eu Era Vivo
Direção: Marco Dutra
Tempo de Duração: 108 minutos
Gênero: Suspense
Ano de Produção: 2014
Previous
Next Post »