Três dias para matar (2014)



Quem acompanhou o cinema de ação dos anos 80/90 conhece bem a receita de bolo utilizada em 90% dos filmes de pancadaria. Em tais produções, qualquer desculpa (uma simples vingança ou até um navio com terroristas) era motivo para sujeitos como Van Damme e Steven Seagal partirem para a ação. Nesse Três Dias para Matar o que coloca Kevin Costner em ação é uma doença terminal aliada ao desejo de reatar relações com esposa e filha. A ideia é bem-vinda, porém o roteiro, que ora descambava para a comédia descarada, ora para o drama familiar, deixou o resultado final um tanto quanto desconjuntado.



A trama, dirigida por McG (As Panteras), conta a história do agente secreto Ethan Renner (Kevin Costner) que, ao saber que possui uma doença que lhe deixa com pouco tempo de vida, necessita conciliar a rotina de matador implacável, além de tentar se reconciliar com a esposa e a filha.

O filme, que é mais uma obra da grife Luc Besson (ele atua como co-roteirista), tem como cenário na maior parte do tempo Paris. McG soube aproveitar o potencial da capital francesa e conseguiu algumas belas tomadas da torre Eiffel e de alguns outros pontos turísticos, pena que o ritmo se perde quando oscila entre momentos que até são engraçados, com instantes mais sentimentaloides. A história é tão inflada que conseguiram socar até mesmo uma família africana alojada no apartamento do protagonista, que esteve ali apenas para dar um toque emocional a mais, o que se provou desnecessário, já que o aspecto emotivo do personagem principal já estava bem mostrada na relação conturbada entre ele e a filha adolescente.


As cenas de ação protagonizadas por Kevin Costner até que não deixam a desejar, mas não espere a mesma eficiência encontrada nos filmes Busca Implacável (aquele com o Liam Neeson) e O Protetor (aquele com Denzel Washington). McG demonstra ainda ter mão pesada para as cenas de luta.

Também vale destacar a presença da gostosa Amber Heard, que atua como coadjuvante de luxo ao ser uma espécie de “mentora” nas aventuras de Ethan.


De uma forma geral, 3 Dias para Matar tem bons momentos, porém poderia ter sido bem melhor sucedido se Besson limasse as gorduras do roteiro.

Recomendado para: Quem quer ver uma comédia familiar misturada com Missão Impossível.



Título: Três dias para Matar
Direção: McG
Ano: 2014
Tempo de duração: 117 minutos
Gênero: Ação
Previous
Next Post »