Entrevista - Beatrice Witt

Beatrice Witt na IV Odisseia de Literatura


A IV Odisseia de Literatura foi um interessante espaço tanto para os leitores quanto para os escritores de ficção científica, fantasia e terror. Na Odisseia, a autora Beatrice Witt lançou três livros bem bacanas.

Beatrice Witt é graduada em jornalismo, é musicista, especializada em canto soprano lírico. Como autora de ficção ela escreve histórias literárias e faz quadrinhos, além de editar e redublar vídeos engraçados e produzir fanfics cômicas sobre jogos de video-game, mangás, quadrinhos, séries, filmes e livros.
Abaixo há uma entrevista em que ela tece comentários sobre o seu processo de criação literária, as influências e outros temas.

- Desde quando você se aventura na arte de redigir contos, novelas e romances?
Acho que desde os 13 anos, quando comecei a ler Tolkien.

J.R.R Tolkien

 - Quais são os temas que mais lhe interessam dentro da ficção?
Diversos. Eu gosto de histórias que mexam com alguma coisa irreal ou mágica, gosto também de terror, investigativo e policial. Mas também adoro clássicos da literatura.

- E a respeito do seu processo criativo, você demora a redigir a sua história?
Varia muito. Já houve noveletas que eu escrevi em uma noite, e romances em uma semana. E houve também histórias curtas que levei meses. Isso depende muito do meu momento de inspiração e clima. Tem dias que tô com vontade de escrever algo de época, e noutro, algo tecnológico que se passe nos dias atuais.

- Você possui uma forte ligação com a música, especialmente com a música clássica e o heavy metal. A música influencia nas histórias que você cria?
Com certeza! A maioria, eu diria! Muitas vezes é a letra da música que me inspira, mas outras vezes é a sonoridade que me transporta para algum lugar que é, em diversos casos, a cena inicial de alguma história,  o meu ponto de partida. E a partir daí o resto vai surgindo! Minhas histórias em quadrinho também foram fortemente inspiradas pela música, uma vez que durante toda minha adolescência meus personagens foram os músicos que admiro.

- Descreva um pouco dos três livros que você lançou na IV Odisseia de Literatura Fantástica.
Os três eu escrevi na minha adolescência. Foi o que eu achei dentre todo o meu material que já estava revisado, registrado, com a ficha catalográfica e a arte pronta e que também se encaixavam no tema do evento, por isso escolhi esses três. Um é gótico e um tanto obscuro, inspirado na banda Lacrimosa.
Outro é meio místico e o terceiro é sobre mitologia nórdica, e inclusive o que fez mais sucesso dos três. Ele conta a história do anel dos nibelungos sob o ponto de vista de um personagem que a mitologia quase não dá enfoque: o vilão Hagen.

Os três livros lançados por Beatricce

 - E se um dia alguém quisesse adaptar algum dos teus três livros para um filme, qual deles tu queria ver na tela grande?
Na verdade eu imagino tudo que eu escrevo com cenários e fotografia bastante cinematográfica. Acho que eu gostaria de ver tudo que eu escrevo filmado, apesar de que adaptações nunca ficam parecidas com o que eu imagino dentro da minha cabeça. Mas Nalyah eu ia gostar muito se fosse na estética preto-e-branca dos filmes antigos da Bette Davis. Quartzo eu gostaria que se passasse no cenário da mansão Bracho da novela A Usurpadora e O Nibelungo e a Valquíria eu gostaria que fosse algo mais épico, mas não como Asgard dos Vingadores. Acho que imagino mais perto da estética do último filme Drácula, com o Luke Evans.

Luke Evans

 
- Como está sendo a experiência de se publicar de forma independente?
É muito difícil e complicado, porque apesar de ter editora, sou eu que preciso correr atrás de tudo. Tive que descobrir o caminho das pedras sozinha, procurando contatos por conta, fazendo todo tipo de pergunta pra todo mundo. E isso só piora a insegurança por estar fazendo tudo sozinha, aquele pensamento de "será que vale a pena investir tanto tempo, energia e dinheiro em algo que as pessoas podem nem sequer gostar?". É bastante assustador, mas cada vez que alguém que já leu algo que eu escrevi, sejam publicados impressos, online ou inéditos, e vem comentar comigo de forma positiva e me elogiar, aí parece que tudo vale a pena.

- Quais são as suas influências em termos literários?
Minhas influências não são apenas literárias, mas já que a pergunta é focada nisso, então vou citar alguns autores que mais gosto. Na parte dos clássicos comecei com Alexandre Dumas (Os Três Mosqueteiros até hoje são meus principais heróis da literatura!), Julio Verne, Shakespeare, Charles Dickens,Maquiavel, Dante Alighieri, Kafka, Eurípedes, Rostand, Victor Hugo, García Lorca, Stevenson (com o Médico e o Monstro), Leroux, Bram Stoker (com Dracula), Edgar Alan Poe, Lovecraft (dá pra considerá-los clássicos?). 



Na parte dos fantásticos meu favorito sempre foi o Tolkien! Também li Lewis (Narnia), e alguns mais modernos como Sanderson, Grahame-Smith, Mark Lawrence, Bernhard Hennen, Christie Golden, Eoin Colfer (saga Artemis Fowl) e com certeza, todos os livros já escritos pela J. K. Rowling, desde os Harry Potters até os que ela assina como Robert Galbraith



Falando em Best Seller também adoro Jo Nesbo, Oliver Bowden, Dan Brown (que acompanho cada lançamento!), Stephen King, Umberto Eco, a trilogia da Suzanne Collins e a minha musa eterna: Anne Rice, inspiração para vida! Também vale a pena citar outra paixão, que é a Agatha Christie, e a maravilhosa Marion Zimmer Bradley, de quem só li dois livros, mas já adoro! John Le Carré e Frank Slaughter também alimentam meu lado investigativo. Tenho grande carinho pelo Perfume do Suskünd, e a trilogia sobre Alexandre, do Manfredi também me inspira até hoje. E sobre mitologia gosto muito da Carmen Seganfredo e do Franchini, do Kazantzaki, Thomas Bulfinth... Bom, são tantos autores fabulosos que não consigo me lembrar de todos, mas falando em literatura posso dizer que tudo o que eu já li de certa forma serviu de bagagem informativa e matéria-prima pra inspiração.

- Você também trabalha com histórias em quadrinhos. Você ilustra e faz os roteiros?
Sim, ambas coisas. Na verdade não chego a fazer roteiro, eu vou desenhando de improviso e deixando a história me guiar, bem como faço com a literatura.

- Onde as pessoas poderão adquirir os seus três livros?
Na Feira do Livro de Santa Maria, e depois disso acredito que na Livraria Athena ou diretamente comigo! Posso mandar pelo correio e as pessoas podem me encontrar pelo Facebook procurando pelo meu nome ou então pelo meu website, que ainda tá em construção: www.beatricewitt.com
 
- Muito obrigado pela entrevista!
Previous
Next Post »