O Nibelungo e a Valquíria



Perfídia, traição, intrigas e redenção. Tudo isso jogados no universo dos mitos nórdicos, é assim funciona a história O Nibelungo e a Valquíria, um dos três contos redigidos pela autora Beatrice Witt.

O conto é uma interessante metáfora sobre amadurecimento e  é baseado na lenda de Hagen, personagem mitológico que, em nome da ambição, semeou a discórdia e causou o maior rebuliço entre os guerreiros nórdicos. Beatrice, com maestria, humaniza o personagem dando a ele motivações pertinentes para os atos cometidos por ele.

Na trama, além de algumas intrigas palacianas, há também aspectos de fantasia que são jogados com parcimônia por meio de uma narrativa leve e sem atropelos. A prova disso é a divertida (e importantíssima) presença de um trio de sereias. A autora soube muito bem dosar a interação entre esses personagens, criando assim uma intrincada rede de eventos que culminam em um final bastante interessante.
Para apreciar a leitura não é necessário que o leitor seja um iniciado no fascinante mundo das lendas nórdicas, mas se já souber o que personagens como as Valquírias, Siegfried e Wotan representam, garanto que a imersão no conto será completa.

O Nibelungo e a Valquíria é um dos três livros publicados por Beatrice Witt, os outros são Quartzo e Naylah.
Previous
Next Post »