Mensagem de natal além da imaginação

Em tempos pretéritos, quando a imagem das TVs era em preto e branco e o ato de efetuar dowloads de filmes e seriados não era imaginado nem mesmo pelo mais alucinado roteirista de ficção científica, havia uma série chamada Twilight Zone, exibida entre 1959 e 1964 pela CBS, emissora de televisão norte-americana.
Criada pelo roteirista Rod Serling, Twilight Zone levava para a TV o mesmo tema das revistas pulp de ficção científica e mistério, que na época eram muito famosas. A série era composta por histórias independentes entre si, mas sempre envolvendo temas cotidianos e pessoas comuns que, de forma inexplicável, se deparavam com situações sobrenaturais.

Rod Serling

Em 1983, produzido por Steven Spielberg, foi feito um filme baseado na série. O filme ficou conhecido no Brasil com o título de No Limite da Realidade e é composto por quatro episódios que seguem aquele mesmo esquema do seriado, ou seja, histórias onde coisas inexplicáveis ocorrem.


Em 1985 ocorreu um remake da série. Essa refilmagem chegou a ser transmitida aqui no Brasil com o nome de Além da Imaginação.

Alguns conhecidos meus, que durante essa época estavam vivos e em perfeito estado de lucidez, afirmaram que o Além da Imaginação era exibido pela Rede Globo, depois da novela do horário nobre. 


Eles também afirmaram que um dos episódios mais bacanas do período foi um exibido durante o final de ano. Tal episódio apresentava uma interessante mensagem natalina e era baseado no conto The Star, do saudoso escritor britânico Arthur C. Clarke. Sério, se você, fã do Big Bang Theory e Games of Thrones, nunca ouviu falar em Arthur C. Clarke, pode ir colocando fora a sua camiseta do Star Wars e as suas miniaturas do Senhor dos Anéis, pois todo Nerd com “N” maiúsculo entende a contribuição desse escritor para o que hoje chamamos de ficção científica. Sabem aquele filme chamado 2001: Uma Odisseia no Espaço, que foi dirigido por Stanley Kubrick? Pois é, a culpa é do Arthur C. Clarke, falecido em 2008.


Enfim... O fato é que The Star, o referido episódio do Além da Imaginação, é uma história que mistura dois temas aparentemente distintos: ficção científica e natal.

A trama apresenta dois personagens em uma nave. Um dos personagens é um padre e o outro é um astrofísico. Ambos conversam sobre a vida, o universo e tudo mais, até que a nave onde eles estão aterrisa em um planeta sem vida. Durante o diálogo, ambos descobrem que civilização daquele mundo foi destruída por causa da explosão de um astro. Para completar, eles descobrem que a luz daquela poderosa explosão foi vista na Terra há séculos e ficou conhecida como Estrela de Belém, que anunciou aos reis magos o nascimento de Jesus Cristo.

Nesse momento, o padre, bastante emocionado, questiona porque um planeta inteiro teve que perecer para outro receber a vinda de um milagre.

Esse conto, escrito por Arthur C. Clarke, foi publicado em novembro de 1955, na revista Infinity Science Fiction. Já o episódio baseado nessa história foi exibido nos Estados Unidos no dia 20 de novembro de 1985.
A série Twilight Zone teve mais um remake exibido entre 2002 e 2003 e apresentado pelo ator Forest Whitaker. Infelizmente esses novos episódios passaram tão despercebidos quanto um desfile de homens invisíveis. Porém há rumores de que o diretor Bryan Singer fará mais uma refilmagem da série.

De qualquer forma, a verdade é que séries como Twin Peaks, Lost, Arquivo X e outras loucuras, tiveram o seu embrião em Twilight Zone. Inclusive gente do porte de Steven Spielberg e John Carpenter foram influenciados pela criação de Rod Serling, que ousou ir além da imaginação.

Previous
Next Post »

1 comentários:

Write comentários
Anónimo
AUTHOR
22 de dezembro de 2012 às 18:39 delete

É uma pena que o Twilight Zone dos anos 2000 não vingou. Alguns episódios eram bem legais.

Thiago

Reply
avatar