Amor (2012)



São necessários vários minutos até que o propósito de Michael Haneke se manifeste.
É um processo lentíssimo e inundado por longos momentos de silêncio que acompanha o espectador até que os interesses do cineasta vão ficando claros. Não é um twist espertinho ou o humor fácil por vezes motivado por doses elevadas de sangue falso em meio a ação hypada e clichê, ou uma redenção ao som de uma trilha sonora edificante o que aguarda o público.

Assistir o filme “Amor”, novo trabalho do diretor austríaco multipremiado, e que já realizou os longa-metragens “Caché” (2005), “Violência Gratuita” (2008), e “A Fita Branca” (2009), é observar de perto uma dolorosa e inevitável caminhada rumo à morte.
Mas Haneke não tenta enganar ninguém.
Sem maneirismos ou closes em rostos tomados por lágrimas, e nem mesmo a trilha sonora edificante.
Trilha sonora mesmo não há nenhuma, a não ser as músicas ao piano que são preferência do casal protagonista.
Georges e Anne Laurent já estão velhos, e o filme trata de observar o amor dos dois nos momentos em que fica realmente difícil amar alguém.

Claro que essa descrição parece de filme pra assistir com a esposa que vai chorar durante a sessão.
Porém, conforme eu disse: esqueça os maneirismos.
Eu nem ia reclamar se o diretor tentasse aproveitar o contexto pra levar a plateia às lágrimas.
Seria o caminho fácil.
No entanto, esse não é o cinema de Haneke, que tem um modo particularmente áspero de ver as coisas, e em “Amor”, ele disseca a relação do casal sem nos permitir mais do que a função de visita que assiste sem poder opinar ou escolher certos ou errados.

Fato que o filme dialoga melhor com as experiências do público, e o tratamento tentando prolongar uma vida cada vez mais ausente é algo que eu presenciei de perto duas vezes, e até por isso me assombrou perceber o realismo extremo expresso na história, dos momentos iniciais, da compra de novos móveis e a adaptação necessária das pessoas próximas, até a amargura e aceitação necessária de que a própria pessoa não quer mais continuar com isso, prolongando algo que passa a ser um fardo aos demais.
Nisso tudo é possível encontrar porquês para o título, enquanto Haneke posiciona a câmera e a esquece lá, filmando cada breve detalhe do cotidiano que logo não traz satisfação nenhuma a quem o vivencia.


E é claro, o fato de contar com Jean-Louis Trintignant (Georges) e Emmanuelle Riva (Anne) é fundamental, porque é na atuação irretocável dos dois que se encontra o cerne do que Haneke tenta transmitir.
Ambos conferem uma trágica visão dos finalmentes da vida humana, em que independente do tipo de arte que colecionamos, ou a profissão ou relacionamento ao qual uma vida é dedicada, o desfecho da trajetória humana não vai ser em essência muito diferente do que Georges e Anne enxergam com tamanha proximidade.
Não é algo que estejamos habituados a assistir, porque não é algo que traga qualquer alegria ou pareça entretenimento pra sair da sessão com um sorriso no rosto.
Ainda assim, da crueldade do relato, à simplicidade com que é mostrado, “Amor” é um filme perfeito.


Quanto vale:



Amor
(Amour)
Direção: Michael Haneke
Duração: 127 minutos
Ano de produção: 2012
Gênero: Drama

Previous
Next Post »