Fantaspoa 2013


O Iron Man 3 está em cartaz, o segundo filme do Thor já tem um trailer, Kick Ass 2 promete fortes emoções e o mais recente Star Trek do J.J. Abrams está com um visual deslumbrante. Mas não é apenas dessas super produções que vive o cinema fantástico. A partir do dia 3 até o dia 19 de maio, Porto Alegre realizará o Fantaspoa, festival que reúne filmes independentes de terror, fantasia e ficção científica. Tais produções, por não serem controladas pelas rédeas dos grandes estúdios, apostam em tramas ousadas que originam narrativas bem curiosas e interessantes.

O Fantaspoa, que está em sua nona edição, é considerado o maior evento do gênero na América Latina.
Nesse ano foram selecionados 150 filmes (99 longas-metragens) de 42 países entre 700 longas e 500 curtas inscritos. Entre as atrações paralelas, vale destacar as seções dedicadas aos italianos Ruggero Deodato (o cara que dirigiu o destrambelhadíssimo Canibal Holocaust) e Claudio Simonetti, um dos fundadores da banda de rock progressivo Goblin e que já trabalhou com gente do porte de Lucio Fulci e Dario Argento

Já nos dias 11 e 12 de maio, o diretor Luigi Cozzi, outro importante cineasta oriundo do país em forma de bota, irá ministrar um curso sobre o giallo, subgênero do horror muito popular nos anos 60 e 70.
O filme de abertura do Fantaspoa será Mar Negro, longa que encerra a aclamada trilogia de ecoterror do diretor capixaba Rodrigo Aragão.



Para mais informações sobre ingressos e locais de exibição dos filmes, acesse o site do festival
Previous
Next Post »