Rewind This! Documentário para rebobinar a memória


Foi ao ouvir uma garotinha perguntar para a sua mãe o que significa a palavra datilografia, que eu aferi que certas coisas se tornaram obsoletas e a gente quase nem percebeu. Se a máquina de escrever é coisa de um passado não tão remoto, o mesmo vale para o saudoso vídeo-cassete que, acredito eu, é desconhecido pela maioria dos seres que não viveram nesse planeta durante a era pré-youtube.

Pensando nisso eu lembrei do documentário Rewind This!, lançado esse ano. O documentário, dirigido por Josh Johnson, é um interessante relato do ápice do formato VHS, bem como o impacto que ele causou na indústria cinematográfica e na formação cultural de várias pessoas que apreciam ou não cinema.

O longa-metragem conta com depoimentos de gente do porte de Lloyd Kaufman (a mente destrambelhada por trás da produtora Troma) e de Charles Band (um dos baluartes dos filmes B).

Além de ser uma bela fonte nostálgica para aqueles que um dia tiveram a paciência de esperar um longa-metragem ser rebobinado logo após ser assistido, é também uma rica aula de história para a atual geração, que precisa ter paciência para esperar o download de um filme. 

Recomendado para: Quem quiser conhecer parte dos tempos jurássicos quando as vídeo-locadoras dominavam a Terra.


Título: Rewind This!
Direção: Josh Johnson
Ano de lançamento: 2013
Tempo de duração: 94 min
Gênero: Documentário


Previous
Next Post »