Os Guardiões de Bill Mantlo


Até há pouco tempo quase ninguém dava atenção para os Guardiões da Galáxia, o grupo de heróis integrante do panteão Marvel que, em breve, estará nas telas de cinema. Os Guardiões da Galáxia nunca tiveram a mesma fama dos Vingadores ou o mesmo prestígio dos X-Men e, metaforicamente falando, eles estão para as equipes de heróis assim como o time reserva do Grêmio ou do Inter está para os seus respectivos times principais. Ou seja, todos sabem que existe, mas poucos se empolgam com a atuação deles.

Na verdade, os Guardiões, criados em 1969, tiveram variadas fases nas histórias em quadrinhos, contudo, nenhuma serviu para alçar a equipe ao estrelato. Eles são liderados por um herói bem comum, chamado Peter Quill, o Starlord, mas o personagem que é o chamariz atende pela alcunha de Rocket Racoon, que nada mais é que um guaxinim (sério!!!) que dispara frases de efeito com a mesma habilidade que dá tiros com uma metralhadora. Reza a lenda que ele foi batizado assim para homenagear uma música dos Beatles (por sinal eu a acho bem chatinha) chamada Rocky Racoon


Pois é, olha só: Esse guaxinim serelepe foi criado em 1976 pelo roteirista William Timothy Mantlo, mais conhecido por Bill Mantlo, um artista que  escreveu várias histórias, quase todas para a Marvel e a maioria contendo sátira social. 

Trabalhar com histórias em quadrinhos era uma forma que Mantlo encontrou para ganhar dinheiro e, assim, entrar para uma escola de Direito. No meio dos anos de 1980, quando ele juntou capital suficiente, matriculou-se em uma escola desse tipo. O roteirista continou a escrever para a Marvel, mas seu ritmo diminuiu. Ele chegou a trabalhar na DC Comics em 1988, roteirizando a minissérie Invasão.


Em 1992, Mantlo estava longe do trabalho de roteirista e atuava como advogado, trabalhando em ONGs sem fins lucrativos e, acreditem, ganhando bem menos que na época que trabalhava para a Marvel.

Certo dia Mantlo foi atropelado enquanto ia para o trabalho e, devido ao acidente, perdeu parte do cérebro e hoje necessita de cuidados especiais. Atualmente ele está em um abrigo, no Queens, para idosos e pessoas que sofreram trauma cerebral. O quarto dele não tem TV, rádio, revistas, livros ou fotos nas paredes. Michael, o irmão dele, é um dos reponsáveis pelos cuidados, mas sofre pelas dificuldades financeiras.

De vez em quando, alguém toma alguma iniciativa para captar recursos para Bill Mantlo. Já realizaram livros, mostras, sessões de autógrafos. Tudo ajuda, mas ainda é insuficiente. O dinheiro vai para comprar comida, roupas, remédios.

Pensei nisso porque hoje assisti ao trailer dos Guardiões da Galáxia e vi Rocket Racoon detonando meio mundo e lembrei do roteirista que, ao que tudo indica, até a Marvel parece ter esquecido.


Previous
Next Post »