R.I.P. Tonino Ricci



Anthony Richmond é o pseudônimo de Tonino Ricci, diretor italiano que dirigiu uma centena de filmes, incluindo aí produções de ação, terror e fantasia. O cineasta faleceu no dia 09 de março de 2014, mas fiquei a saber do óbito recentemente.

Ricci dirigiu filmes de guerra como Rush, um outro filme de terror ambientado no Triângulo das Bermudas, um longa-metragem com tubarões protagonizado por Treat Williams e um filme do Thor que mais lembra um Conan dos pobres do que o mitológico asgardiano. 



O italiano, obviamente, possui mais alguns títulos no currículo, porém o único filme que eu assisti dirigido por Ricci foi o longa-metragem Panic (também conhecido em alguns locais do globo terrestre como Bakterion). Panic foi iniciado em 1976, contudo, foi concluído e lançado em 1982.

O longa-metragem tem uma trama bem simplória e narra a história de um cientista que, ao ser contaminado por um vírus, se torna um horrendo monstro sanguinário que sai pela cidade a matar todo e qualquer azarado que cruza o caminho dele. Evidentemente que o filme é uma tosqueira insana e hoje o valor atrativo dele é a precariedade da produção e a atmosfera de filme B (para não dizer Z). 



Apesar dos pesares, ainda assim essa produção fuleira, feita em conjunto entre Espanha e Itália, reside em minha memória e no meu coração justamente por ter sido um dos primeiros filmes de horror que eu assisti em minha ignóbil existência.

Para não afirmar que o filme é uma tralha completa, há de se levar em conta a excelente trilha sonora composta por Marcello Giombini, colaborador contumaz de outro italiano maldito: o diretor Joe D’Amato.



Descanse em paz Tonino Ricci.
Previous
Next Post »