Watchmen e os "arquitetos do medo"


Afirmar que Watchmen é uma história em quadrinhos que ajudou a reinventar o subgênero de super heróis, que Watchmen é a obra máxima de Alan Moore, que Watchmen é leitura obrigatória até para quem nunca ousaria se aproximar de uma revista em quadrinhos, entre outros discursos prontos, é chover no molhado. Porém, há de se ressaltar qual é uma das fontes de inspiração para, em 1986, Alan Moore criar o argumento de tão importante trabalho quadrinhístico. 

Alan Moore e as suas criações


O mago barbudo chupinhou o cerne o roteiro de um episódio de um seriado chamado The Outer Limits (A Quinta Dimensão) antiga atração televisiva dos anos 60 que seguia mais ou menos os moldes do igualmente antigo seriado Twilight Zone, ou seja, narrativas de fantasia e ficção científica no melhor estilo pulp fiction.

Na trama do referido episódio, chamado de Arquitetos do Medo, um grupo de cientistas, com o intuito de finalizar de uma vez por todas a tensão entre URSS e EUA (a famigerada Guerra Fria, lembram?) decidem forjar uma invasão alienígena. Talvez com essa atitude tão radical, na concepção deles, a raça humana tomaria vergonha na cara, deixaria de lado as suas divergências políticas e se uniria para enfrentar um inimigo em comum.

No entanto, Moore, para afastar toda e qualquer reclamação e eventuais “mimimis” de plágio, colocou em uma das páginas de Watchmen uma nítida referência ao episódio em questão, criando uma intertextualidade tão em voga hoje na cultura pop.


Bem sabemos que na adaptação cinematográfica, Watchmen teve o seu final severamente alterado, mas a essência da história, que era promover a paz diante de uma ameaça superior, permaneceu intacta. Inclusive no longa-metragem, que por sinal é uma das raras ocasiões em que o diretor Zack Snyder não cagou fora do penico, há uma referência ao extinto seriado televisivo. É óbvio destacar que tal referência ocorre de forma tão rápida que se o espectador piscar vai deixar passar.

O episódio The Architects of Fear, da série The Outer Limits, foi ao ar no dia 30 de setembro de 1963, sendo o terceiro da primeira temporada. 


Previous
Next Post »