Demência (2012)



Não vou ficar comentando a respeito do cinema de ação sul-coreano e do quanto ele se destacou ultimamente, com ótimas histórias e personagens marcantes. Nem vou tentar convencer ninguém sobre o privilégio que é começar a assistir um filme em que qualquer coisa pode acontecer, sem ninguém se preocupar se vai contra as bases do cinema convencional, em que pra que o filme faça sucesso, o roteiro é visto como fator acessório.
Não.
Eu vou apenas falar sobre o filme "Deranged", do diretor sul-coreano Jeong-Woo Park, e exemplificar o que eu mencionei acima, sem parecer que tô me repetindo.



O filme da vez, que recebeu o nome estadunidense de "Deranged", mas no original se chama "Yeon-ga-si", e que por aqui, apesar de não ter um título oficial (que eu saiba) é chamado "Demência", relata uma súbita disseminação de caos pelas ruas da Coreia do Sul.
E quando falo que é da Coreia do Sul é porque não é em um vilarejo afastado, em que as pessoas vivem suas rotinas até que algo aconteça.
É no país inteiro, mesmo.

O trabalho do cineasta Jeon-Woo Park inicia tão "local", e mostrando os problemas específicos de uma família, com enfoque em dois irmãos e seus motivos pra desentendimento, que nem de longe se imagina as proporções que a história vai tomar.
São os dois irmãos os personagens que irão conduzir a busca por respostas, e acreditem quando eu digo que, nessa história sobre uma epidemia que assola o país, tem muito mais que vai ser respondido do que costuma acontecer nesse tipo de filme.
O padrão é: epidemia surge repentinamente, ninguém sabe exatamente de que forma, e no final, se algo for esclarecido não vai muito além de algo vago e que deixa o "mistério" no ar, e perguntas sem resposta.
Mas e se o roteirista, de repente cogitar pensar em levar a trama além? E se as perguntas sem resposta se tornarem novas informações pra que o filme tenha motivos pra existir além de correria, e mortes gratuitas, e assim expandir suas consequências?
Em "Deranged", o ritmo narrativo do começo e os primeiros estágios da epidemia são mais ou menos o que se imagina de um filme do gênero, e enquanto acompanhamos os irmãos Jae-hyeok (interpretado pelo Kim Myeong-min) e Jae-pil (interpretado pelo Dong-wan Kim) e suas famílias, sem perceber o pandemônio é instaurado.
E no meio disso tudo, os dramas particulares deles servem ao roteiro sem uma separação entre "o momento de reconciliação", ou "a hora em que um faz o discurso pro outro no ápice da crise".
Claro que não.
Isso nunca funcionaria de verdade em um enredo que trata de um surto de uma doença que leva as pessoas a se "suicidarem" afogando-se, e que rapidamente torna-se motivo pra hordas descontroladas tomarem as ruas, seja pra buscar esse "suicídio", ou pra encontrar alguma forma de parar os sintomas em seus familiares.
Nesse ponto, o filme flerta com as histórias de zumbi, mas sem necessariamente ingressar de tal forma no subgênero, apesar que sua abordagem é tão interessante que faz lembrar (e querer reassistir) o excelente "Pontypool" (2009). E tal qual as melhores histórias de zumbi souberam fazer, isso é utilizado em prol do questionamento, e não pra forçar momentos de ação.



Bem narrado, o longa-metragem utiliza os vários personagens envolvidos sem deixar de ceder os minutos que os protagonistas precisam pra que seja envolvente acompanhar a busca deles, que vai do pânico inicial, por não fazer a mínima ideia do que está acontecendo, passando pelas ondas de insanidade na procura por medicamentos, até desvendar o que foi responsável pelas multidões de cadáveres aparecendo incessantemente.

Mas eu sei que, falando assim quem sabe ainda pareça mais do mesmo. Outro filme de epidemia.
No entanto, Deranged é uma exceção agradável pra fins de cinefilia, mas extremamente desagradável pra quem assiste esse tipo de produção esperando o que os blockbusters têm apresentado, mesmo que não se tratando de alguma doença desconhecida, etc.
Mesmo quando o assunto é na verdade um estado de emergência em uma grande cidade, ou similar, não é sempre que um diretor consegue expandir a o alcance sem sacrificar a coerência, e um exemplo didático de o quanto um filme perde quando a megalomania se sobrepõe a um roteiro coeso é "O Cavaleiro das Trevas Ressurge"com sua edição atorboada, e elipses confusas, resultando em um cerco a Gotham que passa muita coisa, menos a sensação de cerco da cidade.
Pra fins de comparação o filme de Christopher Nolan enfim serve pra alguma coisa, e ajuda a ilustrar em contraponto a competência do trabalho do Jeong-Woo Park, que transforma sem pressa um país inteiro em um hospício de portas abertas, e joga tanto com o clima de horror e desorientação, e as cenas perturbadoras dos corpos flutuando sem vida, quanto com o drama familiar não-piegas, além de trazer uma porção de crítica ampla na trama.
Isso porque, a demência no filme é provocado por motivos maiores do que apenas o medo da morte, e da perda de entes queridos.
É também por ambição e ganância.
E então o roteiro aproveita pra tecer algumas linhas de crítica, e seja o despreparado governo, seja a indústria, ou mesmo o egoísmo de cada dia, nada escapa de ter sua culpa evidenciada.


A produção acompanha a escala dos desdobramentos, e nesse thriller de trincar os dentes, o derramamento de sangue frequente em vários dos bons filmes sul-coreanos fica pra escanteio, mas sem que os detalhes da história sejam por isso menos impactantes.
Apesar de alguns poucos deslizes mais significativos, o filme é daqueles que proporciona envolvimento a ponto de o desconforto de suas cenas, e isso é sempre fundamental nesse tipo de trama.
Não fosse pelos mencionados escorregões no roteiro no ato final, quando os fatos não são amarrados de forma tão harmoniosa, poderia muito bem se igualar a 3 obras que assistindo me vieram à mente: o já mencionado Pontypool, O Hospedeiro (2006), e a série britânica Utopia.
Mas o demérito é pequeno diante dos acertos.
"Deranged" ainda é das melhores produções do gênero, e nos seus pontos altos deixa muita coisa na memória quando o filme termina.


Quanto vale:


Deranged. Recomendado para: aproveitar um bom filme oriental com promissoras chances de não ser vitimado por um remake.

Deranged
(Yeon-ga-si)
Direção: Jeong-Woo Park
Duração: 109 minutos
Ano de produção: 2012
Gênero: Thriller/Suspense

Previous
Next Post »