Existe um jogo curioso de
expectativa no filme "Vida sem Princípio".
Isso porque, nesse
trabalho do cineasta Johnnie To, apesar do cartaz, e das
possibilidades de ser um filme de tiroteio dos mais legais, o caminho
é bem outro.
Mas colabora com essa
expectativa equivocada o começo do filme, que retrata a chegada da
polícia em uma cena de crime, e apresenta o primeiro dos personagens
principais do filme.
O Inspetor Cheung
(interpretado pelo Richie Jen, em mais uma colaboração
com o diretor) é parte do mosaico armado pelo roteiro, que relaciona
3 personagens principais na trama que possui no contexto seu grande
trunfo.
O fato que interfere na
vida dos personagens, os levando a situações fora de seu comum é a
crise financeira que, ao chegar sacode o cotidiano de todos.
É quando começa a
rotina dela no trabalho que o espectador pode se questionar se aquele
começo de filme indicava mesmo que esse seria um filme de ação.
Vários são os minutos
de interpretações convincentes desse dia-a-dia, às voltas com
clientes em busca de mais dinheiro, dispostos a investir em manobras
de alto risco, em cenas que mostrarão seu valor mais pra frente.
Quando aparece em cena o
que é o personagem mais interessante do longa-metragem, Irmão
Panther (interpretado pelo Ching Wan Lau), apesar de ser
um cara leal à sua formação na máfia da velha guarda, ainda é um
filme atípico.
O enfoque ainda é nos
interesses individuais em conseguir mais dinheiro, e as somas trocam
de mãos incessantemente, quase que emoldurando cada diálogo.
Nesse ponto, Panther
oferece um viés oposto, de quem é leal aos ex-colegas mafiosos,
"irmãos juramentados", enquanto os demais já não se
importam com isso. Ao mesmo tempo em que é divertido assistir o
personagem se desdobrando pra conseguir dinheiro pra ajudar os seus
"irmãos", ele é também um elo com o cinema de máfia, de
estruturas organizacionais, e regras de conduta entre aliados, que
tanto apetece ao cineasta Johnnie To.
Os três protagonistas
convivem no mesmo universo de oportunistas e desesperados, sem que
tenham contato direto um com o outro, mas influenciando no destino
dos demais.
Dentre eles, o que
apresenta o arco menos envolvente é o Inspetor, que apesar de trazer
seus problemas familiares para a história, empalidece diante dos
demais.
E quando já não se
espera, os momentos de ação e tensão aparecem na trama, em
consequência dos desdobramentos da crise financeira que pega todo
mundo de surpresa, e requer medidas desesperadas, com destaque pra
cena do estacionamento.
É nesse momento que se
percebe que essa escolha por um olhar mundano de uma crise que afetou
o mundo inteiro, é sim uma decisão que o roteiro tinha desde o
início como forma de conduzir a um final bem amarrado. A montagem e
o texto em harmonia e essa história em tantos momentos distintos
justifica suas nuances em um resultado que tem significado.
Um fã eventual da obra
do Johnnie To pode se decepcionar com a ausência de tiroteios
(não há sequer um disparo de arma de fogo no filme, ainda que isso
não impeça o cineasta de elaborar cenas de violência).
Fato é que, na sua longa
trajetoria, o cineasta de "Exilados", "Drug War",
e da franquia "Eleição", já explorou vários
outros gêneros cinematográficos, apesar de ter nos seus trabalhos
mais aclamados um direcionamento que lhe pareça restritivo, em se
tratando das temáticas que aborda.
Aceitando o quanto antes
que esse é um trabalho centrado no drama, com características de um
humor ácido corrosivo, mas sutil, o espectador consegue extrair mais
do filme, que subverte nossas expectativas e as dos personagens, com narrativa cadenciada, e desapego às exigências de ser apelativo pra na base do exagero soar "mais cult".
Provavelmente uma segunda
visita fará de "Vida sem Princípio" um filme ainda
melhor e mais completo, e que mostra com qualidade outra das muitas
vertentes de cinema que o diretor possui no repertório.
Quanto vale:
Vida
Sem Princípio. Recomendado para: perceber de vez que o
rótulo de "diretor de filmes de máfia e tiroteio" não é
o ideal pro Johnnie To.
Vida sem Princípio
(Dyut Meng Gam)
Direção: Johnnie To
Duração: 107 minutos
Ano de produção:
2011
Gênero: DramaSign up here with your email
EmoticonEmoticon