Eles Existem (2014)



O saudosismo da era das trucagens é implacável.
Rememorar a sensação de realmente ver efeitos que surtiam efeito pelo impacto visual, invés de parecerem apenas bonitos, é com certeza algo que tem feito muita falta a muitas produções, e sempre que algum cineasta nada contra a corrente, investindo nesses recursos à moda antiga existem grandes chances de uns minutos de cinema até valerem a pena.
Nos antigamentes, é verdade, muitas vezes o tal efeito provocado acabava sendo também o riso, em caso de execução de baixíssimo nível do pretendido pelo roteiro.
Mas ainda assim, é mais resultado que muito CG bem realizado consegue, e uma daquelas afrontas ao cinema de alto orçamento que fazem as engrenagens da cinefilia funcionarem com alguma esperança de algo mais interessante do que os vícios dos blockbusters.



É evidente que eu digo isso porque o filme da vez, "Exists" é uma produção de baixo orçamento, e que até por isso faz questão de aplicar trucagens em sua tentativa de entreter.
Dirigido pelo baluarte do alto faturamento inesperado, Eduardo Sánchez (de um tal "A Bruxa de Blair", caso evoque algo à memória), a partir do roteiro pelo Jamie Nash, o (por pouco) longa-metragem apresenta aquelas escaladas de matança que parte de uma estrutura comum, e hoje em dia bem menos apreciadas do que já foram.
Os filmes de terror de cabana quem sabe tiveram seu último respingo de originalidade com o emblemático e sensacional "O Segredo da Cabana", que fez muito bem o trabalho de quebrar a espinha dorsal dos clichês tantas vezes revisitados.
O problema é assistir a qualquer filme do sub-gênero após o trabalho do Drew Goddard e do Joss Whedon.
O diretor Eduardo Sánchez, no que o roteiro se propõe, não tem muito o que fazer pra inverter as expectativas da plateia, a não ser no que se refere às trucagens, e condução do enredo com alguma sagacidade.
É aquele jogo de sempre, em que os cinco jovens vão passar o fim-de-semana no casebre no meio do nada, esperando toda a diversão que em todo esse tempo de tradição de férias, nunca deu certo, enquanto um perigo desmembrante espreita e aguarda o final das cenas de entrosamento dos personagens, pra testar sua capacidade de oferecer cagaços ao público.
Além disso, "Exists" é filmado no estilo found-footage, com suas câmeras de mão, e algumas posicionadas na floresta previamente por um dos personagens, entediado por ser o cara ímpar que foi sem namorada pro feriado, e tem por compromisso importunar os outros com seu hobbie e comentários de humor individualista.



Os cinco jovens são interpretados por Samuel Davis, Roger Edwards, Dora Madison, Chris Osborn, e Denise Williamson, e terão pela frente ninguém menos que o lendário Pé Grande (ou Sasquatch, conforme é também chamado no filme).
Mas se o enredo não ousa nada fora dos trejeitos de sempre, o cineasta pelo menos desempenha seu papel com segurança, e não se incomoda em assumir riscos, ao mostrar a criatura interpretada pelo veterano Brian Steele tanto nas óbvias cenas noturnas, quanto em várias cenas diurnas, nas quais o encanto não se desfaz.
Mesmo à luz do dia, o algoz da gurizada não se torna absolutamente falso, ainda que seja basicamente um cara vestindo um figurino de pelagem negra.
Nesse sentido, a direção acerta na cara da mosca, na maioria das vezes fazendo bom uso do amadorismo das "filmagens encontradas", por vezes criando o clima de tensão, e em outras deixando o ser mítico à vontade pra caçar os visitantes com voracidade e poder destrutivo posto em prática desavergonhadamente.
Trata-se de um filme de horror que investe na agilidade das cenas, e na claustrofobia que os found-footage têm de melhor, mas que não fez questão de trazer alguma novidade na trama que poderia torná-lo mais do que a diversão rápida que acaba conseguindo ser.
Em 1h20min de metragem, seria um feito conseguir mais que isso.
Considerando o tanto de acontecimentos, e que pelo menos é possível diferenciar quem é quem no filme (coisa que o remake do "Evil Dead" fracassou em fazer), e que essa década parece exigir que os filmes tenham pelo menos 2 horas pra um desenvolvimento mediano de personagens, o que resulta de "Exists" pode ser considerado uma sessão de cinema até bem apreciável pros apreciadores do que o "found-footage+terror de cabana" ainda consegue oferecer.


Quanto vale:


Exists. Recomendado para: ser um pouco mais do que a baixa expectativa que esses sub-gêneros de horror despertam hoje em dia.

Eles Existem
(Exists)
Direção: Eduardo Sánchez
Duração: 81 minutos
Ano de produção: 2014
Gênero: Terror

Previous
Next Post »