A franquia Os Mercenários, apesar de bem intencionada e de possuir no elenco a elite do cinema “casca-grossa”, está ainda longe de apresentar o mesmo fascínio que as produções descerebradas dos filmes de ação oitentistas exerciam no público. Ainda que não sejam os filmes dos sonhos, é louvável ver o Sylvester Stallone reunindo “os amigos” e se divertindo a valer em cenas exageradas conduzidas por diálogos que nunca seriam proferidos por personagens do Woody Allen.
E falando em Stallone, domingo (dia 6 de julho) foi o aniversário do cara. E pensar que esse sujeito, que conquistou o mundo ao interpretar Rocky Balboa e deu vida ao Rambo, no início de carreira não tinha um tostão furado nos bolsos. Inclusive chegou a passar fome.
A falta de perspectiva era tanta que o nosso amigo Sly, sem nada para perder, chegou a protagonizar, em 1969, um filme erótico de notória pobreza.
Para homenagear o aniversariante, publicamos aqui alguns cartazes de trabalhos que marcaram a carreira desse cidadão que atende pela alcunha de Michael Sylvester Gardenzio Stallone.
1976 |
Rocky é um filmaço escrito e estrelado por Stallone e dirigido por John G. Avildsen. Esse longa-metragem chegou a ser premiado com Oscar. Mais tarde o ator colocou as luvas de boxe revisitou o personagem mais cinco vezes.
(1982) |
Originariamente oriundo das páginas do romance literário escrito por David Morrell, o filme First Blood mostra o protagonista um soldado, John Rambo, traumatizado pela guerra e ainda tendo que enfrentar um grupo de policiais malas sem alça.
Assim como Rocky, o personagem Rambo é outro personagem icônico da cultura pop vivido por Stallone e que gerou uma franquia de filmes. Apesar de soldado ser um personagem denso e originalmente violento, gerou um desenho animado voltado para a garotada.
Cobra foi marcado por frases antológicas proferidas pelo protagonista, um policial desprovido de qualquer senso de politicamente correto. Aliás, se hoje muitos consideram o Capitão Nascimento do nosso Tropa de Elite a epítome do sujeito fascista por não dar chance aos criminosos, Cobra também não fica para trás.
O roteiro desse filme, que também é assinado pelo Stallone, é baseado em uma obra literária.
Agora o momento Revista Contigo aqui no blogue: No elenco do filme há gostosa atriz Brigite Nielsen, que na época iniciou um romance com Sly. Porém, dizem as más línguas, a relação findou-se anos mais tarde quando Nielsen traiu Stallone com uma outra mulher!!
1987 |
Falcão - O Campeão dos Campeões é um dramalhão enfadonho dirigido por Menahem Golan e roteirizado pelo próprio Sylvester Stallone, que mais uma vez interpreta um sujeito pobretão com poucas perspectivas de se dar bem na vida.
A trilha sonora de Falcão conta com um video-clipe divertido e exagerado, protagonizado por Stallone e pelo roqueiro Sammy Hagar, ex-vocalista do Van Halen.
A trilha sonora de Falcão conta com um video-clipe divertido e exagerado, protagonizado por Stallone e pelo roqueiro Sammy Hagar, ex-vocalista do Van Halen.
1993 |
No início dos anos 90, o longa-metragem Duro de Matar ajudou a reinventar o gênero de ação. Após então esse advento, todo mundo queria ter um Duro de Matar para chamar de seu. Steven Seagal, por exemplo, protagonizou o Força em Alerta, que é um Duro de Matar no navio. Já Sylvester Stallone, protagonizou esse Duro de Matar nas montanhas.
1993 |
Esse é na minha modesta opinião o filme mais divertido que Stallone protagonizou nos anos 90. Trata-se de uma divertida ação futurista onde o ator está bem à vontade em um papel que o permite destilar frases engraçadinhas quase que o tempo inteiro. Há também a presença de um vilão fodaralhaço interpretado por Wesley Snipes, que inicialmente chegou a ser cogitado ter a interpretação do Jackie Chan.
A sociedade do futuro, que em certos aspectos lembra conceitos distópicos e utópicos semelhantes ao livro Admirável Mundo Novo, também é um aspecto bacana. Vale também destacar o par romântico do Stallone: uma Sandra Bullock ainda no início de carreira.
1995 |
Após os bem sucedidos Batmans do Tim Burton, os anos 90 viram uma enxurrada de filmes de super-heróis oriundos das HQs. Muitos desses personagens não eram conhecidos do grande público. Entre eles estão O Corvo, O Sombra, Rocketeer e… esse Juiz Dredd.
O longa-metragem não apresenta o mesmo teor politicamente incorreto da HQ, mas para os mais curiosos, compensa com uma trilha sonora bacana com nomes como The Cure e White Zombie.
Apenas um adendo: O Dredd vivido pelo Karl Urban, apesar do roteiro demasiadamente simples, dá uma sova de laço no Dredd vivido pelo Sly.
2013 |
Apesar de algumas derrapadas no roteiro, considero Rota de Fuga mais divertido que a franquia Mercenários. Além disso, o filme conta com a dupla Stallone e Schwarzenegger (ícones máximos do cinemão botocudo) se divertindo aos montes. Entretenimento garantido.
Três filmes que merecem menção honrosa: Tango & Cash, Lock Up e Copland.
Três filmes que merecem menção honrosa: Tango & Cash, Lock Up e Copland.
Sign up here with your email
EmoticonEmoticon