O Mestre dos Efeitos Especiais


Se hoje, na sétima arte, a tecnologia dá a impressão que tornar um robô gigante em algo real é tão fácil quanto montar uma casinha de Lego, há uns 30 anos a situação era diferente. Antes da existência dos atuais softwares de efeitos aparecerem em cena, a solução estava na massa de modelar e no stop motion.

Um dos grandes adeptos dessa técnica “ancestral” foi o norte-americano Ray Harryhausen, falecido no último dia 7 de maio aos 92 anos.

Talvez para algumas pessoas, hoje em dia comparar um Optimus Prime modernoso com uma Medusa em stop motion seja como colocar lado a lado um calhambeque sem rodas e uma Ferrari. No entanto, vale lembrar que os efeitos criados por Harryhausen foram o ponta pé inicial para uma evolução lenta e gradual.

Ray Harryhausen esteve por trás de filmes como Jasão e o velo de ouro (de 1963) e do clássico Fúria de Titãs (aquele de 1981 e não aquela refilmagem equivocada capaz de irritar até o mais benevolente dos deuses).

Harryhausen auxiliou o desenvolvimento de técnicas onde era possível produzir cenas complexas, em que mais de um personagem humano contracenava com personagens animados.

Na lista de fãs desse mago dos efeitos estão gente como Steven Spielberg, George Lucas, James Cameron, Nick Park, Tim Burton, Ray Bradbury (sim, o falecido escritor de ficção científica e fantasia) e Peter Jackson.


Previous
Next Post »