Caça aos Gangsters (2013)


Era pra ser uma garantia de qualidade, mas seguidamente, quando é anunciado algum desses projetos feitos pra ser cult, com tantos nomes de astros que não cabem em um cartaz só, o resultado é direcionado pra vergonha alheia.
Não que houvesse grandes riscos em vista em se tratando de um elenco integrado por Josh Brolin, Sean Penn, Ryan Gosling, Nick Nolte, Emma Stone, Anthony Mackie, e Giovanni Ribisi.
Também não era certeza de nada, mas era um excelente primeiro passo.
 
O diretor Ruben Fleischer, que ganhou alguma relevância após Zumbilândia, repete parte da fórmula efetiva já conhecida de seu trabalho, e entrega algo visualmente competente. Novamente há os lampejos de câmeras lentas, trazendo mais cara de Hollywood do que de filme cult pra "Caça aos Gangsters".
Toda ambientação bem-feita pavimenta os passos do figura-real Mickey Cohen (interpretado pelo Sean Penn), que ganha momentos buscando torná-lo de imediato vilão de respeito, em sua busca por expansão do império do crime que comanda em Los Angeles.

A parte da polícia que não ganha mesada dele, no entanto, considera que é momento de Cohen se retirar e viver que nem um velho qualquer que não mata os outros, e então surge o tal Gangster Squad, do título original do filme.
Nenhuma novidade até aí.
Quer dizer: apresenta o vilão e tenta convencer o público da vilania dele, e então uma equipe de heróis é formada.
Não significa também que o problema está nisso, pois havendo a dose certa de criatividade, e carisma, isso também pode resultar em um bom filme.

A equipe de policiais linha-dura aos moldes dos filmes que empesteavam as sessões de cinema da TV mais de uma década atrás, é consequência de uma ordem do Chefe de Polícia Bill Parker (Nick Nolte) ao Sargento John O'Mara (Josh Brolin), que vai então com a ajuda da esposa grávida escolher os melhores estereótipos dentre os desajustados clichê da polícia da cidade.
 Logo na apresentação dos caras o constrangimento já está em níveis intoleráveis, que é reforçado pelos diálogos repletos de frases de efeito que outros inúmeros filmes já trataram de tornar não-memoráveis.

Além disso, os tiroteios de um homem só contra o mundo, derrotando a tiros vários oponentes, e vivendo pra cantar alguma mocinha da ocasião, e a presença mais caricata do que o esperado de Sean Penn, são parte da cartilha do filme descartável do diretor.
Pra falar a verdade, há muito tempo que eu não assistia um filme tão óbvio e repulsivamente tedioso quanto "Caça aos Gangsters".
Por mais que haja esforço de minha parte, é impossível lembrar de ao menos uma cena pra afirmar que esse não foi o dispêndio de 113 minutos de vida que poderiam ser bem melhor empregados dormindo ou lendo uma HQ ruim.


Não saberia dizer se não fosse pelo regurgitado roteiro de Will Beal, o longa-metragem poderia ser pelo menos razoável, mas a impressão é que, também o trabalho de Ruben Fleischer na direção não é compatível com o tipo de história que ele se arriscou a contar.
Fato é que ninguém no elenco se sobressai, e então nem isso salva o filme do vexame.
Josh Brolin, Sean Penn, Ryan Gosling e companhia estão lá por não ter lido direito o roteiro, ou por achar que aquelas frases vergonhosas que eles recitavam durante as filmagens em frente das câmeras seriam apenas material pra erros de gravação.
Em meio a tiroteios emoldurados por uma trilha sonora deplorável mergulhada no mesmo balde de clichês que todo o resto, é impossível levar o mínimo a sério nada em "Caça aos Gangsters", que quem sabe conseguisse ser ao menos uma mediana paródia ao cinema de Gangsters, caso alguém percebesse o quanto ele era ruim antes de lançá-lo.
.
Quanto vale:



Caça aos Gangsters
(Gangster Squad)
Direção: Ruben Fleischer
Duração: 113 minutos
Ano de produção: 2013
Gênero: Policial/Ação

Previous
Next Post »