O Satélite indica: Podcasts

A internet é celebrada por ser a mídia que converge todas as outras: nela é possível produzir e divulgar conteúdo em forma de textos, imagens, vídeos ou sons. O som geralmente é o último a ser lembrado, mas nem por isso deixa de existir. Talvez o melhor exemplo de sua categoria são os podcasts, pequenos programas em estilo radiofônico gravados especialmente para a internet e geralmente direcionados para um público de nicho.

Quando você junta isso com outra  característica da internet, a democracia (quem nunca ouviu que "a internet é o meio de comunicação mais democrático"?), o resultado é uma pluralidade de podcasts voltados a uma pluralidade maior ainda de assuntos, indo desde programas para gamers saudosistas até programas para consumidores do mundo da Apple.

Nesse post vou listar os que mais escuto. Como muita coisa boa deve ficar de fora, fiquem livres para apontar minhas falhas nos comentários.

Nerdcast




Começando com o mais famosos deles, no Nerdcast os criadores do site Jovem Nerd Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghâl) recebem convidados para discutir diversos temas do mundo nerd, seja franquias do cinema, lançamentos de filmes ou o que mais dar vontade nesses nerds milionários.

RapaduraCast


Sendo o podcast do site Cinema com Rapadura, o RapaduraCast trata desde lançamentos e clássicos a assuntos mais gerais como spoilers ou o fato de todo mundo gostar de um filme ruim.

99 Vidas


Resumindo, o 99 vidas fala de jogos antigos - e bem de vez em quando alguns atuais. Lá tem programas dedicados a The Legend of Zelda, Super Star Soccer, Yoshi's Island, ao Super Nintendo, Megra Drive...

Mexidão Cast



Outro podcast do meio nerd que não se restringe a apenas um assunto, o Mexidão Cast faz parte do site Mexidão Rox e se destaca por alguns de seus temas. Eu cheguei nele quando estava procurando um podcast sobre a série How I Met Your Mother (sim, eu curto, me julguem), que só achei ali. Outro programa deles muito legal é sobre o anime/manga Evangelion.


ComicPod



Um dos melhores podcasts sobre quadrinhos que eu achei foi o ComicPod, que faz parte do Terra Zero, o maior site sobre a DC Comics do Brasil. Quinzenal, geramente trata sobre assuntos do universo da editora, mas às vezes também discutem personagens e séries de fora da DC - e são os programas que mais gosto.


Matando Robôs Gigantes



Outro podcast muito famoso, o MRG também faz parte do portal Jovem Nerd. O podcast é dividido em quatro episódios: Cinema, Games, Quadrinhos e Voz do Robô (onde nunca se sabe do que eles vão falar). Gosto deles pelo clime leve e descontraído do site e principalmente pela duração de cada programa, geralmente mais curta que a dos outros dessa lista, o tornando perfeito para uma viagem de ônibus até a faculdade.


Games on the Rocks



Bom, se o MRG é mais curto, esse é pra quem é hardcore. O Games on the Rocks é o podcast do Arena, o site de jogos do IG. O tema é óbviamente são os games, e cada episódio é gigantesco. Bati o record de podcast ouvindo o programa de quatro horas de duração sobre a série Metal Gear. Foi quase a viagem inteira de ônibus da minha cidade natal até Santa Maria!


Podcast Mdm




Deixei por último o meu podcast preferido. O Podcast Mdm é o podcast do site nerd Melhores do Mundo e pode ser definido como uma zona: geralmente fogem do tema do episódios, ninguém concorda com ninguém e soltam spoilers sem nenhum aviso. Mas é exatamente isso que os torna tão legal de ouvir. Realmente parece uma conversa de bar entre amigos, já que ninguém se preocupa em ser politizado ou ter opiniões ensaiadas. Destaque também para a área de comentários do podcast que bom...dá para rir bastante dos psicóticos que lá habitam. Altamente recomendado.


Previous
Next Post »