O Exército de Frankenstein


Se há algo manjado no cinema contemporâneo é essa narrativa found footage, em que os filmes são realizados como se fossem documentários. Nesse formato, o espectador enxerga o a obra sob a ótica do personagem que, geralmente, registra tudo com uma câmera de qualidade tão irrisória que deixa as imagens parecendo aqueles videozinhos amadores que o seu amigo bêbado faz durante o churrasco. Sem contar também que, na maioria dos casos, tudo é gravado de forma tremida, tal qual um cinegrafista que sofre de Mal de Parkinson filmando um terremoto.

E é justamente a adoção dessa forma narrativa batida que, infelizmente, impede que o Exército de Frankenstein seja um filme muito melhor do que é.

A sinopse acompanha um grupo de soldados russos na Segunda Guerra Mundial, bem quando eles entram em um laboratório decrépito. Nesse local são encontrados os resultados das experiências científicas de um descendente do Dr. Frankenstein, que nada mais são que criaturas sinistras e assustadoras. Apesar de ser um clichê e da narrativa manjada, o fato é que esse filme deveria ser usado como teste avaliativo em exames cardíacos, pois o diretor dosa a quantidade de sustos com uma competência que deixa até o mais insensível espectador com o coração querendo fugir da caixa torácica. E só de ver aquelas criaturas que são um misto de seres robóticos e orgânicos já vale mais do que 1000 filmes de zumbis contemporâneos.

O problema do longa-metragem é mesmo o início lento e arrastado feito um bicho preguiça atropelado, bem como a narrativa documental que já está desgastada.

Fechando um olho para tais equívocos, O Exércido de Frankenstein consegue ser o que pretende: um empolgante filme de terror.

… E dizer que esse longa-metragem é o plano B do diretor Richard Raaporst, que antes tentou emplacar um projeto envolvendo zumbis e Segunda Guerra Mundial.

Recomendado para: Quem pensava que já viu tudo quando o assunto é filmes malucos sobre o Terceiro Reich.


Título: Frankenstein's Army
Direção: Richard Raaporst
Ano de lançamento: 2013
Duração: 84 minutos
Gênero: Terror/Ação/

Previous
Next Post »