WEBCOMIC DA SEMANA - ALGO TERRÍVEL (SOMETHING TERRIBLE)



Essa HQ é um soco no estômago. É daquelas histórias que você fica dias refletindo sobre o que leu. Choca sem mostrar nem um pingo de sangue. Infelizmente está disponível apenas em inglês, não achei uma tradução para postar junto. Mas não deixe que isso o afaste da leitura desta obra de arte. 

Na webcomic, o artista Dean Trippe exorciza um dos seus maiores demônios, contando sobre como um personagem das histórias em quadrinhos ajudou a salvar sua vida do pacto suicida que fez anos após ser estuprado quando criança. Após ver em um programa policial na televisão (estilo CSI e Law and Order) os protagonistas deixarem claro que quem comete estupros contra crianças são vítimas que sofreram o mesmo (criando-se assim um círculo), Dean promete para si mesmo que iria cometer suicídio caso um dia sentisse atração por crianças. Ele cresce acreditando que é um monstro por dentro, e que é questão de tempo para sua escuridão vir à tona. Este pensamento causa transtornos diários em sua vida, como por exemplo o quadrinho que demonstra que ele evitava de dar banho em seu filho, deixando este papel para sua mulher (que conhecia seu segredo)

Lembrando que esta é uma história autobiográfica - nada foi inventado. Sem mais, o link:

http://www.upworthy.com/its-hard-to-speak-about-these-things-in-public-so-he-drew-this-instead-5?g=2 (Mesmo sem nenhuma violência gráfica, é uma história sobre temas delicados, recomendada para quem tem maturidade para lidar com ela)

Simplesmente terrificante, mas de uma forma positiva. As histórias em quadrinhos não se tornaram apenas uma fuga da realidade, mas sim um suporte para Dean. A transformação de Bruce Wayne no Batman foi uma mensagem clara de que seus traumas na infância de maneira alguma definem quem você é. Bruce escolheu dedicar sua vida a ajudar as pessoas, fato esse que influenciou diretamente na superação do trauma do autor. 



Também é um dos fatores motivantes para a criação desta HQ. A intenção de Dean foi ajudar quem passou pelo mesmo tipo de trauma. Além deixar claro que não há nenhuma prova da relação estabelecida pelo programa de televisão de que ele assistiu. 

O que falar da parte em que ele, adulto, desenha o personagem o salvando enquanto criança? Este é o poder da arte na nossa vida. Sem mais.

PS: Uma última observação. O link deste post é da versão resumida da história. A versão completa custa incríveis um dólar, e pode ser adquirida neste link: http://www.tencentticker.com/somethingterrible/O pagamento é feito com o Paypal, que aceita conta brasileira. Aproveitem!

Previous
Next Post »