Alan Moore e In Pictopia


Em 1986 Alan Moore e Don Simpson publicaram uma história chamada In Pictopia. Essa história de apenas 13 páginas foi publicada na revista Anything Goes e tinha como objetivo arrecadar fundos para ajudar o The Comics Journal, que naquele período estava envolvido em um processo judicial.


 
Eu desconheço se as vendas foram suficientes para auxiliar o The Comics Journal, mas sei que essas míseras 13 páginas são um bom exemplo de como um roteiro pode explorar a metalinguagem de maneira deveras criativa.

A trama mostra uma cidade fictícia onde antigos personagens dos quadrinhos vivem fadados ao limbo do esquecimento, retratando assim uma bela metáfora sobre a cruel indústria da cultura de massa.

É interessante ver personagens como o Pateta, Dick Tracy, Fantasma e até o Juíz Dredd em um ambiente distópico e nada amistoso.

O legal também é que essa história antecipou conceitos metalinguísticos explorados na excelente história O Evangelho do Coiote, criada por Grant Morrison em 1987 em uma aventura do Homem Animal.


Previous
Next Post »