Refilmagem dos gremlins... Será?


A onda de prólogos e refilmagens no cinema mainstream continua forte. No ritmo que está não será surpresa se um dia todo o acervo de produções oitentistas for refilmado e os cineastas, sem opções, passarem a realizar as refilmagens das refilmagens.

Tenho para mim que um remake será mais relevante se oferecer uma visão completamente diferente do material original e, inclusive, se o material original não for conhecido do público. Infelizmente isso é um feito raro. Sendo assim, a maioria das refilmagens que assolam a sétima arte possui a utilidade de um calendário do ano retrasado, ou alguém aí acha necessário (mais um) remake de Carrie – A estranha, enquanto obras mais obscuras de Stephen King parecem clamar por uma adaptação?

Agora, segundo rumores, um dos últimos clássicos da Sessão da Tarde parece que ganhará uma refilmagem para chamar de sua: são os Gremlins.

A versão original, lançada em 1984, foi dirigida por Joe Dante e produzida pela empresa Amblin Entertainment, do Steven Spielberg. Gremlins foi distribuído pela gigante Warner Bros e, ao que tudo indica, a própria Warner estaria negociando com Spielberg para trazer de volta tais criaturas.

Gremlins foi lançado mundialmente no dia 8 de junho de 1984. O roteiro, concebido por Chris Columbus, pode ser visto como uma parábola natalina de humor negro, em que os Gremlins chegavam para estragar eletrodomésticos, sofás, armários, pessoas, o que encontrarem pela frente. 

Os Gremlins viraram de cabeça para baixo o american way of life. Eu até entendo que não é um filme gore com violência explícita e miolos expostos, mas era sombrio e irônico. Por isso sempre achei estranho o fato desse longa-metragem, em muitos casos, ser divulgado como uma aventura infantil.


No caso de Gremlins 2, lançado em 1990 e dirigido também por Joe Dante, o cenário sai de uma pequena cidade (como era no filme anterior) e vai para Nova York, mais precisamente em um grande prédio, repleto de empresários, acionistas e demais seres engravatados. Ou seja, a ironia mudou de lugar, mas continua a mesma.


Tal como os mortos-vivos de George Romero de Dawn of the Dead faziam em relação ao shopping center, os gremlins de Dante aparecem para subverter o mundo dos negócios. Aliás, em Gremlins 2, há uma cena em um elevador que, se fosse feita para um filme mais "carniceiro", por exemplo, poderia render litros de sangue falso.


Em relação ao possível remake, não foi mencionada uma participação de Joe Dante. Mas caso ocorra, o que esperar dessa nova "velha" aventura? O que uma outra versão pode oferecer além do que a original já fez?

... Enquanto isso, as refilmagens, com o perdão do trocadilho, se proliferam mais do que Gremlins embaixo de chuva.
Previous
Next Post »