John dies at the end


Para mim um dos maiores mistérios do universo é esse: Porque John dies at the end possui uma fama restrita apenas a alguns guetos nerds?

John dies at the end é construído com todos aqueles ingredientes de ficção científica, humor politicamente incorreto e horror que o atual público parece venerar. Portanto, o motivo que não torna John dies at the end tão mainstream quanto um Family Guy ou um The Walking Dead é algo que foge da minha compreensão.
O livro, que começou sendo publicado via web em 2001, é uma história oriunda da mente destrambelhada de David Wong, pseudônimo do blogueiro Jason Pargin, dono do blogue Cracked.com.

Na sinopse, temos Dave e John (sim, o livro é narrado em primeira pessoa), que após consumirem uma droga estranha que parece ter vindo diretamente o inferno, ganham a habilidade de enxergar através da realidade. Em outras palavras, os dois cidadão passam a ver todos os demônios/espíritos que compartilham o planeta com os seres humanos.


Agora o impoluto leitor poderá afirmar: Ôpa... Mas essa sinopse poderia estar em qualquer edição da HQ Hellblazer!

Mas calma, evite conclusões precipitadas. John dies at the end possui um estilo próprio. Wong descreve situações bizarras com uma naturalidade assustadora e os conflitos narrados no livro valem cada vírgula. E ainda o autor consegue inserir um humor que, se não derrubar o leitor da cadeira, certamente o vai fazer esboçar um sorriso tão sutil quanto o da Monalisa enquanto profere um: “Ah.. Entendi!”

É possível encontrar na narrativa características do antigo e saudoso seriado Twilight Zone, em que o sobrenatural e o cotidiano faziam uma combinação perfeita tal e qual feijão e arroz.
Não dá para esquecer também da influência do escritor H.P. Lovecraft, principlamente no que diz respeito a ideia da existência de entidades ancestrais dotadas de poderes além do entendimento humano.

Em tempo: o autor acrescentou um interesse amoroso para um dos protagonistas, mas não se preocupem, nem mesmo isso elevou o nível de glicose da trama, mantendo sempre a narrativa a anos-luz de qualquer romance bunda-mole.
O livro, que antes era online, saiu do ar em 2008 e já em 2009 ganhou formato físico. Até onde eu sei não há traduções para o português.

Em 2012, o excelente cineasta Don Coscarelli, o cara que dirigiu as divertidas franquias Phantasma, adaptou esse livro para o cinema. No elenco do filme tem o ator Paul Giamatti, ao lado de Chase Williamson e Rob Mayes interpretando respectivamente John e Dave.
E mesmo com um filme na praça, John dies at the end é a útilma coisa a ser comentada nas rodinhas de amigos nerds. Isso sim é um típico mistério digno de um Twilight Zone.


John dies at the end - Recomendado para: quem acredita que além do céu e da internet existem coisas que a nossa fã filosofia nem desconfia.

Previous
Next Post »